A leucemia é um tipo de câncer que afeta principalmente a medula óssea e se espalha por todo o corpo com o auxílio do sangue, esse tipo de câncer é mais comum em crianças. Já em caso de jovens e adultos o tipo de leucemia é diferente, ela se caracterizada pelo grande aumento de células brancas anormais presentes no sangue.
A leucemia pode se espalhar pelo corpo todo afetando vários órgãos como o fígado, baço, sistema nervoso central e o tecido causando assim possiveis inchamentos na pele. Para muitas pessoas a leucemia é uma doença que não possui cura, mas a maioria se engana, ela possui cura sim e precisa de doadores com ” VOCÊ”.
Sintomas
- Sangramentos excessivos
- Falta de ar
- Sonolência
- Palpitações
- Tonturas
- Falta de apetite
- Desmaios
- Fadiga
- Cansaços
- Dores de cabeça
- Vômitos
- Em alguns casos a leucemia pode levar também a criança a ter início de amenia
Prevenção
Apesar dos avanços tecnológicos muitos médicos não identificaram formas de se previnir contra a leucenia, algumas substâncias podem levar a leucemia comoas que estão presentes no cigarro e no álcool.
Tratamento
O tratamento varia muito, tanto a depender da gravidade como da faixa étaria, o tratamento tem como função destruir as células da leucemia para que comece a produção de células normais. O resultado da primeira etapa do tratameto aparece nos dois primeiros meses após iniciado, levando assim um possível cura para dez mil brasileiros, outras possíveis formas são através de :
- Transplante de células tronco
- Imunoterapia
- Quimioterapia
- Terapia biológica
- Radioterapia
Curiosidades
- Algumas atividades físicas auxiliam no combate a leucemia diminuindo assim os enjôos e dores de cabeças com isso, os doentes aprenderam a levar a vida com mais vontade de viver.
- Em Londres cientistas inventaram uma salsicha com molho de tomate e vinho tinto que auxilia no cambate a leucemia
É importante lembrar que muitas crianças do Brasil sofrem com esse problema. Ao se tornar um doador de medula óssea você estará ajudando a melhorar a vida dessas crianças.