Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Histoplasmose

A histoplasmose é uma enfermidade causada por um fungo denominado Histoplasma capsulatum. Os sintomas deste processo infecioso variam muito, mas a doença afeta principalmente os pulmões nos seres humanos. Ocasionalmente, outros órgãos podem ser afetados, e esta condição é chamada de histoplasmose disseminada, e pode ser fatal se não tratada de forma adequada.

Características da histoplasmose

A histoplasmose é comum entre pacientes portadores de AIDS em virtude de seu poder de supressão da imunidade da pessoa. Em enfermos imunocompatíveis, a infecção causa uma proteção parcial contra os efeitos nocivos no indivíduo infectado.

A histoplasmose é geralmente contraída quando a pessoa entra em contato com fungos microscópicos da decomposição de fluidos biológicos, e das excreções principalmente humanas como urina, vômito e fezes.  Vale ressaltar que os casos de histoplasmose aguda têm diminuído desde a revolução industrial, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das condições higiênico sanitárias.

Sintomas da histoplasmose

Os sintomas do processo infeccioso por histoplasmose ocorrem geralmente dentro de 3 a 17 dias após a transmissão, mas a média é de 12 a 14 dias. A maioria das pessoas afetadas apresentam manifestações clinicamente assintomáticas e não mostram efeitos nocivos aparentes.

A fase aguda da histoplasmose se caracteriza por sintomas respiratórios não específicos, na qual o individuo apresenta tosse ou gripe. Os exames radiológicos são normais em 40 a 70% dos casos. Os casos de histoplasmose crônica podem se assemelhar a tuberculose. A histoplasmose disseminada afeta múltiplos sistemas orgânicos e pode ser fatal se não for tratada adequadamente.

Tipos da histoplasmose

A histoplasmose pode ser dividida nos seguintes tipos: histoplasmose pulmonar primária; disseminada progressiva; cutânea primária; africano.

Diagnóstico

A histoplasmose pode ser diagnosticada através de amostras contendo o fungo a partir do muco broncoalveolar, sangue ou órgãos infectados. Também pode ser diagnosticada através da detecção de antígenos em amostras de sangue ou urina. Também pode ser diagnosticada através de um teste para anticorpos contra histoplasma na corrente sanguínea.

Vale ressaltar que os testes cutâneos para detectar o histoplasma somente indicam se uma pessoa tiver sido exposta, mas não indicam quem apresenta a doença. Os diagnósticos da histoplasmose normais são frequentemente confirmados por culturas do fungo diretamente. O diagnóstico é mais bem estabelecido por meio de testes de antígeno na urina do paciente. As culturas de sangue podem levar até seis semanas para a confirmação do diagnóstico.

Tratamento

Na maioria dos casos de indivíduos enfermos que são imunocompatíveis, a histoplasmose pode ser resolvida sem qualquer tipo de tratamento. Algumas substâncias que combatem fungos são administradas quando se trata de um caso mais grave de histoplasmose aguda e todos os episódios de enfermidade crônica e disseminada. O tratamento típico de doenças graves em primeiro lugar envolve o tratamento com anfotericina B, seguidas por itraconazol via oral.

O tratamento com itraconazol terá de continuar por pelo menos um ano, em casos graves, enquanto que na histoplasmose pulmonar aguda, de 6 a 12 semanas de tratamento é o suficiente.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top