O nosso organismo possui uma glândula chamada tireóide que é uma glândula endócrina localizada no pescoço. Essa glândula produz, por sua vez, hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que são responsáveis pelos processos bioquímicos e, também, pela geração de energia do corpo humano.
O Hipotiroidismo é uma síndrome que ocorre quando há uma deficiência na produção dos hormônios tireoidianos. Ele tem duas classificações, primário e secundário. Pode ser considerado primário quando existe um defeito ou é destruída a tireoide e secundário devido ao motivo ser hipotalâmico ou hipofisário. É raro o motivo ser secundário, o mais comum é que seja primário.
Causas do hipotiroidismo
A causa mais comum é devido a falta (ou deficiência) de hormônios que são produzidos pela tireoide em consequência de muitas doenças localizadas nela. Em bebês recém-nascidos, os motivos mais normais de ocorrência envolvem os defeitos congênitos e doenças contraídas ou medicamentos consumidos pela mão durante a gravidez que podem danificar as glândulas deles. Nos adultos a doença pode ser causada pela tireoidite de Hashimoto, por medicamentos que interferem na liberação dos hormônios, por redução de iodo na alimentação (causando, assim, deficiência) e após alguns tipos de cirurgia que afetam diretamente a tireoide.
Sintomas do hipotiroisdismo
Os sintomas no recém-nascido são choro rouco, minimização dos reflexos, hérnia umbelical, constipação e complicações no desenvolvimento. E caso o paciente não ganhe um tratamento adequado até o primeiro mês de vida, pode ocorrer retardo mental e surdez severa, e mais, ainda pode retardar o desenvolvimento do bebê no ganho de peso e altura. Já na criança, a doença pode provocar sonolência, falta de atenção, intolerância ao frio, redução de apetite, constipação e apatia. E por fim, no adulto, os sintomas são quase os mesmos que para as crianças mudando apenas algumas coisas como os inchumes pelas extremidades e pálpebras.
Esta doença predomina no sexo feminino (principalmente mulheres acima de 50 anos), no qual pode causar irregularidades menstruais, incluindo a amenorreia, infertilidade e surgimento de leite nas mamas fora do tempo de gravidez e puerpério. Além disso, se o motivo da doença for devido a tireoidite de Hashimoto pode ocorrer a doença vitiligo, algumas doenças endócrinas (como, por exemplo, diabetes mellitus e insuficiência adrenal) e algumas doenças sistêmicas (como a candidíase e hepatite).
Diagnóstico
A confirmação laboratorial do hipotiroidismo costuma ser simples. Um nível elevado de TSH constitui um índice sensível de hipofunção tireoidiana e pode ser o único indício de hipotiroidismo.
O diagnóstico é feito através de exames de T4 ou TSH, quando existe um hipotiroidismo com T4 visivelmente baixo, contudo com uma sintetização normal ou deprimida de TSH, o diagnóstico provável será de hipotiroidismo secundário. Quando for diagnosticado esse tipo de hipotiroidismo é necessário verificar se existe outros tipos de deficiência hormonal. A verificação das concentrações de T3 e de iodo radioativo não são necessárias para o diagnóstico do hipotiroidismo.
Prevenção
Você pode prevenir o hipertiroidismo diminuindo seu consumo em excesso do açúcar e de alimentos gordurosos; pode fazer exercícios físicos regularmente; evite beber muito álcool e fumar porque isso diminui a defesa e o nível de nutrientes; não saia tomando remédios sem prescrição médica, pois isso pode afetar a sua tireoide; comer peixes, algas marinhas, nozes cruas ajuda a reduzir as chances de ter hipotiroidismo; os alimentos utilizados para os pacientes no tratamento que tem níveis baixos de tireóide devem ser ricos em vitaminas A, E, C e complexo B.
Tratamento
A meta do tratamento do hipotiroidismo é fazer com que a produção dos hormônios voltem ao normal. Sendo que a levotiroxina (L-T4) é a medicação mais utilizada para o tratamento. O tratamento com a T4 e T3 não está sendo muito recomendado, pois não está demonstrando muitos benefícios ao tratamento (o T4 que é administrado é transformado perifericamente em T3, que é o hormônio ativo).