Descrição
A hipocondria ou nosomifalia é na verdade uma doença psicológica, onde a pessoa acredita que está com alguma doença grave. Costuma vir acompanhada de medos constantes de morrer, obsessão por sintomas, cuidados demasiados com o corpo (mas sempre vendo defeitos no mesmo) e ansiedade. Além da excessiva valoração daqueles sintomas “normais” do dia-a-dia como, por exemplo, as enchaquecas. Os pacientes se recusam a ter ajuda de psiquiatras, por isso não se conhece muito bem esse transtorno.
O hipocondríaco vai constantemente ao médico, esperando que o profissional da saúde lhe diga que está doente. Porém isso é só o começo da peregrinação para ter o esperado diagnóstico, que raramente vem. O paciente não aceita o fato de não estar doente, assim, procura várias opiniões a respeito até encontrar algum médico que o diga que está mesmo doente.
Possíveis causas
- Estresse;
- Abalo emocional;
- Perfeccionismo de saúde;
- Carga genética;
- Convívio com pessoas que só falam de seus problemas de saúde.
Os sintomas são:
- “Sintomas” de doenças que imaginam estar acometidos;
- Preocupação excessiva com a saúde;
- Compulsões por consultas médicas;
- Buscas na internet ou em outro meio de comunicações por doenças possivelmente contraídas por ele, para tentar encontrar a solução do problema;
- Depressão;
- Pânico sobre seu estado de saúde;
- Ingestão de vários remédios, mesmo sem orientação médica;
Prevenção
- Evitar que os problemas de trabalho, familiar e/ou financeiros venham a estressá-lo;
- Procurar estar sempre em convívio harmonioso com outras pessoas, afastando-se daquelas que só falam de doenças e outros problemas;
- Estar sempre atento a uma possível carência de afeto e procurando evitar que aconteça;
- Sentir-se mais importante e mais feliz com seu corpo, entre outros que ajudem a melhorar sua auto-estima.
Tratamentos
A hipocondria pode ser tratada por duas maneiras:
Esclarecendo ao paciente que ele não possui doença alguma. Isso devendo ser feito de forma bem clara e mais didática possível a fim de que o paciente entenda e aceite ajuda.
Por medicamentos antidepressivos, mas com indicações médicas, apesar dos pacientes não se sentirem com tais transtornos. O acompanhamento do profissional da saúde é extremamente importante para o tratamento deste transtorno.
Atenção! A atividade física também pode contribuir para o tratamento da hipocondria.
Por Márcio Costa