O hipertiroidismo ou hipertireoidismo ocorre pelo mal funcionamento ou desordem das glândulas da tireóide, ou seja, é quando ocorre o aumento na fabricação dos hormônios. O local afetado pelo excesso de glândulas é o pescoço, o sexo feminino é o mais afetado sendo que esse tipo de doença causa também a aceleração e a produção de outras substâncias.
Esse tipo de produção deixa bem visível alguns sintonas como a queda de cabelo ou a fraqueza mas esse tipo de sintoma pode ser confundido com os da anemia, esse mal funcionamento causa desconfortos e fraqueza. Algumas pessoas devem ficar atentas aos sintomas abaixo:
Sintomas
- Aceleração dos batimentos cardíacos
- Fraqueza muscular
- Nervosismo
- Ansiedade
- Mãos tremulas
- Perda de apetite ou fome excessiva
- Queda de cabelo
- Diarréias
- Insônia
- Tremores
- Intolerância ao calor
Em alguns casos pode levar a doenças psicológicas como a depressão. Pode ocorrer também pressão alta, intestino solto ou prisão de ventre, perda de peso ou até mesmo de irregularidade na menstruação já que alguns casos afeta o sexo feminino, por isso deve-se ficar atento aos sintonas apresentados logo acima.
Prevenção
Não existe uma forma adequada para se prevenir o hipertiroidismo, alguns médicos contastam primeiro o nivél de produção hormonal para depois poder realizar alguns procedimentos. Algumas formas de prevenção do hipotireoidismo consiste em ingerir iodo encontrado no sal de cozinha ou realizando atividades físicas regulares, consiste também em diminiur o excesso do fumo.
Tratamento
O tratamento consiste na forma de controlar primeiro o nivél de hormônios e então diminuir a quantidade de iodo ingerido por ele, em casos mais graves ou mais avançados os médicos recomendão a cirugia para a retirada das glândulas ou a utilização de algumas drogas para diminuir a produção.
Curiosidades
- É mais comum em mulheres acima dos 40 anos
- Em caso de homens ocorre um ligeiro aumento das mamas
- Pode também provocar uma variação de humor