Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Glaucoma

Glaucoma é uma doença que afeta principalmente o nervo óptico, ela afeta a visão causando assim um grande aumento de pressão intra-ocular. Caso o glaucoma não seja tratado no início, pode levar o indivíduo a cegueira já que o principal órgão afetado são os olhos.

O glaucoma também ocorre pela alteração do líquido presente no globo ocular que aumentam as chance de contrair a cegueira. Em caso de crianças, o glaucoma pode provocar tropeços em objetos e também a não abertura dos olhos na claridade, caso a doença se agrave é necessário a cirurgia.

O glaucoma se dividem em dois grupos:

  • Glaucoma primário de ângulo aberto

Esse tipo de glaucoma afeta principalmente o humor aquoso dos olhos, ou seja , provoca alterações em um líquido incolor presente na retina ocular causando assim a perda da visão. O caso vai se desenvolvendo lentamente, por isso é necessário ir ao oftalmologista regularmente, para que o problema não se agrave causando a cegueira.

  • Glaucoma de ângulo fechado

Esse tipo de glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão intra ocular, causando assim o bloqueamento e a dilatação das púpilas. Os principais sintomas são baixa visão e fortes dores de periocular , o paciente que sofre desse tipo de glaucoma deve procurar urgente o médico para que possa reaver a visão.

Sintomas

Em alguns caso o glaucoma não apresenta menhum sintona específico, já em casos mais avançados ele é caracterizado pela diminuição da visão. A maioria das pessoas não notam logo no início e aos poucos vão perdendo a visão, podem apresentar também vômitos, baixa visão e fortes dores de cabeça.

Prevenção

A principal forma de prevenção consiste em ir ao oftalmologista regularmente, sem esquecer de realizar todo os exames indicados pelo médico. Para as pessoas que já possuem o glaucoma, é necessário utilizar todos os medicamentos indicados pelo médico e realizar visitas frequentes ao oftalmologista.

Tratamento

Para qualquer tipo de glaucoma o tratamento é diferente pois baseia-se no nível do glaucoma. Se o caso for leve consiste na utilização de colírio para diminuir a pressão no nervo óptico, em casos mais graves são utilizados métodos cirúrgicos ou o uso de drogas virais em caso de emergência para recuperação da visão.

Curiosidades

O glaucoma costuma afetar pessoas acima dos 60 anos de idade principalmente pessoas idosas. O glaucoma em casos de bebês pode ser herdado da família, por isso toda família deve realizar visitas regulares ao oftalmologista.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    TopBack to Top