Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Faringite

A faringite é uma inflamação na faringe que pode ser provocada por vírus ou bactérias. Esta doença pode ser transmitida por secreções elimidas pelo doente ao falar, espirrar ou tossir; ela pode indicar que o indivíduo está resfriado, com o sistema imunológico fraco ou com com outras doenças consideradas graves como a mononucleose (comum em crianças).

Tipos de faringite

Há dois tipos de faringite, a bacteriana e a viral. Na viral, não há pus na garganta, a febre quando está presente é baixa, a contagem de leucócitos no sangue geralmente não se apresenta elevado e os linfonodos apresenta uma alteração discreta. Na faringite bacteriana a garganta apresenta secreção com pus, observa-se a presença de febre  e os linfonodos encontram-se mais aumentados que na faringite viral.

Causas da faringite – Esta doença pode ser causada por vírus ou bactérias, sendo que a faringite viral é bem mais comum que a bacteriana. Uma infecção nos pulmões, boca e seios paranasais podem causar a doença bem como a poluição, o tabagismo e o alcolismo.

Sintomas da doença

  • Garganta dolorosa e avermelhada
  • Dificuldade para se alimentar e ingerir líquidos
  • Febre alta ou moderada a baixa
  • Aumento dos gânglios linfáticos presentes no pescoço
  • Leucócitos elevados no sangue
  • Mal estar generalizado
  • Inapetência (falta de apetite)

Para diagnosticar a faringite o médico geralmente observa a garganta do paciente e verifica a presença dos sintomas, o médico pode também pedir nos casos de faringite bacteriana uma cultura da garganta para verificar a bactéria que está presente.

Prevenção da doença

Evitar fumar e ingerir bebidas álcoolicas com frequencia, manter-se longe de lugares poluídos e não compartilhar objetos pessoais podem auxiliar na prevenção da doença.

Tratamento da faringite

As faringites de origem viral desaparecem sozinhas e a doença dura em torno de 3 a 5 dias, nos casos de faringite bacteriana o uso de antibióticos é necessário para tratar a doença. Todo o objetivo do tratamento é combater os sintomas incomodos da doença; existem alguns tratamentos considerados naturais no combate a doença. Alguns indivíduos optam por utilizar mel, própolis e xaropes caseiros para conter a doença, apesar de estas alternativas não serem comprovadas como eficazes, ela pode demonstrar uma melhora significativa no estado de saúde de alguns indivíduos.

Hoje em dia muitos médicos recomendam a terapia fitoterápica, mesmo que auxiliar, no combate a esta doença.

Em alguns casos é recomendada a retirada das amígdalas para evitar episódios constantes de amigdalites, no entanto alguns profissionais não recomendam a retirada das amígdalas porque o indivíduo em vez de apresentar amigdalite passa a ter faringite e acaba por não evitar a presença do problema.

É muito importante que nos casos em que o médico recomenda a utilização de antibióticos o tratamento seja realizado todo o período recomendado pelo médico para que o combate a bactéria seja feito de forma eficaz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top