A esofagite é uma doença que causa inflamação na mucosa esofágica, causada muitas das vezes pelo líquido gástrico, a mucosa esofágica é uma parte muito sensível do nosso corpo. Entre os sintomas da doença pode ocorrer dores durante a deglutição seguida de sangramento pequeno, que podem se tornar abundantes se tratado de forma incorreta.
A maioria das pessoas confundem a esofagite com um problema cardíaco, essa inflamação pode afetar também outros órgãos como a laringe, boca, faringe, esôfago e estômago. A infecção pode ser causada por vírus ou algum tipo de fungo, por isso deve-se tomar os devidos cuidados principalmente com a alimentação.
Sintomas
- Azia
- Dor na região torácica
- Sensação de queimação
- Vômitos sem necessidade
- Dificuldade na ingestão de alimentos
- Problemas respiratórios como a asma
Prevenção
Dados estatísticos informam que não está provada a existência de tratamento adequado para a esofagite, sendo que alguns médicos e nutricionistas indicam alguns alimentos que devem ser evitados no nosso dia a dia, são eles:
- Alimentos gordurosos e frituras em geral
- Frutas ácidas como a laranja, limão e morango
- Temperos como vinagre, pimenta e molho inglês
- Doces concentrados como cocada e doce de leite
- Frutas secas e cristalizadas
- Frutas oleaginosas como as nozes, castanha e avelã
- Repolho, nabo e pimentão
- Feijão
- Chá preto, café e chocolate
- Bebidas alcoólicas e gasosas
Existem alguns alimentos indicados por nutricionistas e médicos que auxiliam na prevenção das inflamações da esofagite e também trás benefícios para funcionamento do nosso corpo, são eles:
- Leite, queijo fresco e ricota
- Chás de camomila, erva-doce e melissa
- Sopas magras sem muita gordura
- Carnes magras servidas fritas, desfiadas ou moídas
- Ovos cozidos
- Verduras e legumes bem cozidos
- Arroz e macarrão simples
- Pão, bolacha Maria e biscoito de água e sal
- Batata e mandioca cozidas
Tratamento
O tratamento pode variar muito, pois é necessário saber qual o agente causador dessa inflamação, alguns médicos indicam certos tipos de alimentos que podem ser consumidos e outros que devem ser evitados, caso a paciente seja usuário de drogas os médicos recomendam eliminar o uso. Em casos mais simples são indicados para o paciente cuidados para serem realizados em casa como:
- Não se deitar após as refeições
- Não realizar refeições muito volumosas
- Não exagerar no consumo de alimentos ricos em gorduras
- Procurar manter o peso ideal
- Ingerir de forma moderada o álcool e o café
Caso a infecção se torne mais grave é necessário a internação imediata do paciente em um hospital, a partir disso o médico irá indicar o tratamento que pode ser à base de medicamentos ou realização de cirurgias.
Curiosidades
- Em caso de crianças quando acontece o refluxo gastro-esofágico a criança costuma recusar o leite materno, podendo também desenvolver o choro excessivo, o engasgo, o sono interrompido e quando se agravar pode apresentar também problemas respiratórios.
- As pessoas que possuem esse problema não podem ficar mais de 3 horas sem alimentar-se