Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Enurese

A enurese noturna ou xixi na cama à noite, é o tipo mais comum de distúrbio de eliminação. “Molhar a cama” durante o dia é chamado de enurese diurna. Algumas crianças podem apresentar uma combinação de ambos. Neste comportamento, a condição não é diagnosticada, a menos que a criança tenha mais de 5 anos de idade.

Sintomas da enurese

Os principais sintomas da enurese incluem: fazer xixi na cama repetidas vezes; molhar as roupas pelo menos duas vezes por semana, durante um período de três meses.

Causas da enurese

Existem vários fatores que podem estar envolvidos no aparecimento da enurese. A emissão de urina de modo involuntário ou de maneira não intencional, pode resultar de: bexiga pequena; infecções do trato urinário recorrentes; alto nível de estresse emocional; atrasos de desenvolvimento da criança.

Já a enurese voluntária ou intencional, está associada a alguns transtornos mentais, incluindo distúrbios de comportamento ou emocionais, como também alto nível de ansiedade. Enurese também aparece em outros membros da família, o que sugere que a tendência para a doença pode ser hereditária.

As crianças que apresentam enurese são muitas vezes descritas como tão travessas que não conseguem perceber a vontade de urinar quando a bexiga está cheia.

Diagnóstico da enurese

Para diagnosticar a enurese, o especialista terá que fazer em primeiro lugar, um histórico médico e realizar um exame físico para afastar qualquer dúvida sobre uma doença orgânica que possa estar causando a liberação de urina, condição que é chamada de incontinência.

Alguns testes laboratoriais podem também ser realizados, tais como análise de urina e de sangue para medir o nível de açúcar e os hormônios no organismo, bem como a função renal. As condições físicas que podem resultar em incontinência incluem diabetes, algum tipo de infecção, um defeito na função ou na estrutura, que cause um bloqueio no sistema urinário.

A enurese também pode estar associada com determinados tipos de medicamentos que podem causar confusão mental ou mudanças no comportamento como um efeito colateral. Se nenhuma causa física for encontrada, o médico deverá basear seu diagnóstico de enurese sobre os sinais clínicos da criança e seus comportamentos atuais.

Tratamento da enurese

O tratamento pode não ser necessário para casos leves de enurese, porque a maioria das crianças com esta condição consegue superá-la, normalmente quando se tornam adolescentes. Saber quando começar o tratamento é difícil, uma vez que é impossível prever o curso dos sintomas e, quando a criança irá simplesmente superar a condição.

Alguns fatores que devem ser considerados quando se decide começar o tratamento são: verificar se a autoestima da criança está afetada e se ela está evitando o contato social dos amigos por causa desse problema. Quando o tratamento é utilizado, a terapia comportamental é mais frequentemente recomendada. Segundo especialistas, essa terapia é eficaz em mais de 75% dos pacientes.

Alguns medicamentos também são utilizados para tratar a enurese, mas eles geralmente são usados somente se o transtorno interferir no comportamento da criança e, geralmente, não são recomendados para crianças com menos de 6 anos de idade. Estes fármacos podem ser utilizados para reduzir a quantidade de urina produzida pelos rins ou para auxiliar a aumentar a capacidade da bexiga.

Por Salete Dias

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top