Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Distúrbios e Doenças Doenças causadas pelo calor excessivo

Doenças causadas pelo calor excessivo

A estação mais esperada do ano vem aí e junto com ela o calor em excesso. Por causa disso, é importante que você não fique exposto prolongadamente aos raios solares, especialmente as pessoas que trabalham sob o sol e atletas, que não tem como ficar livres da exposição solar. O calor do verão, quando excessivo, pode provocar doenças nas pessoas, dependendo do nível de exposição à luz solar.

A mais comum delas são as cãibras, não tão graves, mas que causam demasiado desconforto. As de um nível um pouco mais grave são o cansaço além do normal, a insolação, que é bastante perigosa e lesões na pele. E existem alguns fatores que contribuem para que ocorram essas doenças no tempo mais quente, que são: Exercícios físicos intensos, roupas que não permitem a venilação correta no corpo, a baixa ingestão de líquidos, algumas doenças preexistentes, entre outros.

Sintomas das doenças causadas pelo calor excessivo

  • Fraqueza geral
  • Pulso muito acelerado
  • Dores de cabeça mais frequentes
  • Vertigem
  • Alucinações
  • Convulsões
  • Calafrio súbito

As pessoas com mais facilidade de serem acometidos pelas doenças provocadas pelo calor são os esportistas e alguns trabalhadores, que tem uma exposição prolongada aos raios solares; as dicas para essas pessoas é para que consumam muita água, para não desidratar e descansar corretamente após a atividade física; a aclimantação (quando o corpo se acostuma com a temperatura) é importantíssima, especialmente porque ela ajusta o organismo a mudança de temperatura. E, para as crianças que fazem atividade física, esses cuidados devem ser ainda mais intensos; é importante ressaltar que no calor, além da hidratação, deve ser usado também o filtro solar, especialmente quando for à praia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top