Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares representam hoje uma elevada mortalidade em todo mundo. Elas podem ser adquiridas de diversas formas que vão desde problemas genéticos até problemas gerados pelo estilo de vida como hipertensão arterial, obesidade, diabetes entre outros. Há algum tempo, pode-se observar uma mudança no estilo de vida das pessoas; mudanças estas que acabam por favorecer o sedentarismo. Antigamente o número de pessoas que posuíam carros era bem menor do que podemos observar hoje, isso favorece que as pessoas se exercitem cada vez menos.

Outro fato que podemos observar atualmente é o aumento no número de crianças com problemas cardíacos, entre outros fatores isso se deve principalmente ao aumento da obesidade e ao consequente estilo de vida das nossas crianças. Antigamente as brincadeiras infantis favoreciam o gasto energético, pois as crianças pulavam corda, andavam de bicicleta, brincavam de amarelinha entre outras atividades que faziam com que a criança se exercitasse. Hoje em dia a maioria das crianças ficam horas à frente do computador ou da TV o que caracteriza uma vida sedentária.

Fatores que predispõem às doenças cardiovasculares

Sedentarismo – O estilo de vida sedentário contribui para o surgimento de doenças cardiovasculares.

Obesidade – A obesidade é uma doença crônica que contribui para o surgimento de outros tipos de doenças como as cardíacas. A hipertensão e o diabetes que são gerados pela obesidade são fatores que em conjunto provocam doenças que comprometem o funcionamento cardíaco.

Idade – A idade em que os indivíduos estão mais propensos a desenvolver doenças cardíacas é acima dos cinquenta anos de idade. No entanto, podemos encontrar pessoas de todas as idades inclusive crianças com esse problema.

Raça – Pode-se observar quanto às raças dos indivíduos, que a raça negra apresenta uma maior incidência de problemas de hipertensão arterial que consequentemente pode gerar problemas cardíacos.

Hereditariedade – Algumas pessoas desenvolvem problemas cardíacos devido à propensão genética que apresentam.

Tabagismo – É de conhecimento de todos os malefícios causados pelo cigarro ao organismo. A nicotina presente no cigarro tem a capacidade de contrair as paredes arteriais e dessa forma compromete a quantidade de sangue que passa por ela, em consequência disso pode-se observar um aumento da pressão arterial do indivíduo.  As substâncias que compõem o cigarro também contribuem para que haja um acúmulo de gordura nas paredes das artérias, além disso o cigarro também facilita o surgimento de trombose que é um coágulo sanguíneo.

Aterosclerose – A aterosclerose é um processo carcaterizado pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias, como a gordura está acumulada naquele local existe uma dificuldade para que o sangue passe pelas artérias. O colestrol alto é o principal responsável para que o acúmulo dessa gordura ocorra. A aterosclerose contribui para o comprometimento do funcionamento do coração, uma vez que dificulta a passagem de  sangue nesse local.

Complicações associadas as doenças cardiovasculares

Já vimos que diversos fatores podem contribuir para que o indivíduo apresente doenças cardiovasculares, veremos agora quais são as complicações que as coenças cardíacas podem causar.

As doenças cardíacas são consideradas uma das principais responsáveis por milhares de mortes em todo mundo. Em contrapartida alguns indivíduos passam boa parte da vida realizando tratamentos contra doenças cardíacas e além de apresentarem uma alta expectativa de vida, acabam morrendo por outra causa. Já em outros casos, as doenças cardíacas deixam severas sequelas nos indivíduos, depois que os mesmos passam por um episódio de derrame ou infarto.

De qualquer forma, as doenças cardíacas representam sérias complicações à saúde do indivíduo que a qualquer momento corre risco de vida.

Prevenção das doenças cardiovasculares

Muitas pessoas apresentam algum fator que contribui com as doenças cardiovasculares e nem tem conhecimento disso. Por isso é muito importante que o indivíduo procure realizar exames de rotina anualmente para verificar o estado em que sua saúde se encontra. Além disso, é importante que o indivíduo pratique exercícios físicos e matenha uma alimentação balanceada. Quando o indivíduo realiza alguma atividade física ele contribui para o combate ao sedentarismo que é um fator essencial para o surgimento de doenças cardíacas. A alimentação balanceada que evita o excesso de frituras, sal e açúcares é muito eficaz no combate a doenças do coração.

O controle periódico da pressão arterial também é necessário para que o indivíduo possa iniciar precocemente o tratamento contra a hipertensão arterial. Algumas pessoas só descobrem que apresentam pressão alta quando desenvolvem alguma crise relacionada a ela. Outro ponto importante para quem deseja evitar doenças do coração é manter-se longe do tabagismo, como já vimos o cigarro causa diversos problemas no organismo que ocasionam alterações no funcionamento cardíaco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top