Doença do sono
Também conhecida como tripanossomíase africana humana em virtude de sua maior concertação de casos no continente africano, a doença do sono é transmitida por um protozoário denominado trypanosoma brucei transmitido aos seres humanos pela mosca tsé-tsé. É uma enfermidade grave que se não tratada em tempo hábil e de forma adequada pode elevar o indivíduo afetado a óbito.
Incidência de casos da doença do sono
Os países que formam o continente africano são os que possuem mais casos de indivíduos contaminados com o parasita e apresentando a doença do sono. Segundo dados históricos já houve três epidemias muito graves dessa doença parasitaria desde o final do seculo XIX em todo o mundo levando a óbito milhares de pessoas contaminadas pelo trypanosoma brucei que é a forma que afeta os seres humanos.
Principais manifestações clínicas da doença do sono
Segundo especialistas em enfermidades transmitidas por parasitas dentre as principais manifestações clinicas da doença do sono estão: Alterações no sistema nervoso do individuo afetado com confusão mental, febre, lesões na pele, dor nas articulações, perda de coordenação motora, meningocefalite, inchaço dos nodulos linfáticos, dor de cabeça e sonolência (Daí a origem do nome Doença do Sono).
Atuação do parasita no organismo humano
As vias de acesso do parasita no organismo humano são o sistema linfático, fazendo com que os gânglios aumentem consideravelmente de tamanho sendo facilmente visualizáveis o que de um certo modo facilita o diagnostico, e a outra forma de entrada do parasita no corpo é através da corrente sanguínea. Se o doente não receber tratamento adequado o parasita se espalha por todo seu organismo ocasionando graves complicações como por exemplo, problemas renais, cardíacos,endócrinos e anemia. Se houver evolução dessa fase o parasita atinge o sistema neurológico do doente afetando seus cérebro.
Meios de contaminação
A doença do sono é transmitida através da picada da mosca tsé-tsé, porém existem outras formas de contágio , contágio como por exemplo: Transmissão da grávida contaminada para o filho, através do contato com sangue infectado em uma transfusão de sangue e ainda por relacionamento sexual.
Tratamento da doença do sono
De acordo com especialistas na área existem vários tratamento para a doença do sono. Segundo esses profissionais essas terapêuticas são eficientes se o doente ainda estiver no estagio inicial da enfermidade, porem resultam em diversos efeitos colaterais para o individuo afetado pelo parasita. Mesmo recebendo tratamento quando ocorre lesão neurológica o dano ao individuo normalmente é irreversível. O profissionais enfatizam que o melhor tratamento até o presente momento ainda é eliminar a mosca tsé-tsé responsável pela transmissão do parasita nos seres humanos.
No entanto algumas pesquisas cientificas vem sendo realizadas recentemente cujo principal é conseguir encontrar tratamentos mais eficazes contra a doença. Nesses estudos realizados os cientistas estão tentando isolar e mapear o DNA do parasita. Com o avanço da ciência estima-se que dentro de alguns anos a doença do sono esteja melhor controlada, e os doentes bem tratados com uma melhor estimativa de sobrevivência principalmente nos países africanos.
Por Salete Dias