Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Doença de chagas

A doença de chagas é uma infecção causada por um protozoário chamado Trypanosoma cruzi, essa doença geralmente é transmitida através das fezes desse animal que é conhecido como barbeiro. O barbeiro geralmente vive em casas de condições precárias, em frestas de casas de pau a pique, tronco de árvores e embaixo de pedras; este inseto possui hábitos noturnos.

Outras formas de transmissão da doença de chagas é através da transfussão de sangue contaminado, durante a gravidez onde a doença pode ser transmitida de mãe para filho e por via oral. No Brasil recentemente houve um caso onde as pessoas que ingeriram caldo de cana contaminado pelo barbeiro contrairam a doença.

Sintomas da doença de chagas

Na fase inicial da doença (fase aguda) geralmente não apresenta sintomas específicos, o que pode ocorrer são inchaços no lugar da infecção. Após mais ou menos uma semana, pode ocorrer febre, manchas pelo corpo (parecido com uma alergia), inchaço do fígado e baço. Em alguns casos pode-se constatar também batimentos cardíacos aumentado.

A pessoa infectada após a fase incial da doença pode permenecer muitos anos ou até o resto da vida sem sintomas, mesmo sem nenhum tipo de tratamento. Na fase crônica da doença de chagas a manifestação da mesma pode se dá através de problemas relacionados ao coração como arritimias e incapacidade de bombeamento do coração que podem ser fatais, pode ocorrer também o aumento de alguns órgãos.

Diagnóstico e tratamento da doença de chagas

O diagnótico dessa doença pode ser feito através da detecção de anticorpos ao Trypanosoma cruzi no sangue.  A medicação usada na fase aguda da doença é o benzonidazole, o uso do medicamento deve prescrito e acompanhado pelo médico. Na fase crônica da mesma o tratamento é direcionado as manifestações e amenização dos sintomas. Os problemas que surgem no coração devem ser tratados para melhorar o funcionamento deste órgão.

A prevenção da doença de chagas ocorre através da eliminação do vetor que é o barbeiro. A extinção dos lugares que propiciam a habitação do barbeiro por meio da construção de melhores habitações é a medida de prevenção desta doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top