Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Dislipidemia

O aumento do colesterol e dos triglicerídeos no sangue é conhecido como dislipidemia. Esse aumento pode ser provocado por diversos fatores, que podem ser de origem genética ou por meio de outras doenças que podem provocar a dislipidemia.
Quando o distúrbio tem origem genética trata-se da dislipidemia primária, quando é ocasionado por outras doenças e até mesmo pelo fumo ou alcoól a dislipidemia é caracterizada como secundária.

Na grande maioria das vezes a dislipidemia não provoca sintomas, fazendo com que muitas pessoas ignorem o problema por não sentirem nenhuma alteração. Por isso, é importante que os níveis de colesterol e triglicerídeos sejam checados com frequência através do exame de sangue.

Os indivíduos que apresentam fatores de risco para dislipidemia como hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças do coração, obesidade, insuficiência renal crônica devem monitorar os níveis de colesterol e triglicerídeos com maior frequência.
O exame de sangue pode ser utilizado como forma de controle e diagnóstico da doença.

Prevenção da dislipidemia

Algumas medidas são essenciais na prevenção da dislipidemia, são elas:

  • Evitar alimentos com alto teor de gorduras saturadas, pois as gorduras saturadas contribuem para que os níveis de colesterol ruim aumentem na corrente sanguínea;
  • Praticar atividades físicas auxilia o indivíduo a manter-se dentro do seu peso ideal e combater a obesidade;
  • Consumir alimentos que sejam fontes de ômega 3 auxilia na redução do colesterol ruim na corrente sanguínea;
  • Evitar o alcoolismo que provoca um aumento nas taxas de triglicerídeos;
  • Combater o hábito de fumar, pois o cigarro provoca o aumento dos níveis de colesterol.

A dislipidemia deve ser combatida pois ela provocar alterações no funcionamento do coração, podendo provocar derrames, infartos entre outras doenças graves.

Tratamento da dislipidemia

O tratamento da dislipidemia é de fundamental importância para o controle do problema. Diversos medicamentos podem ser recomendados pelo médico para o controle da dislipidemia. No entanto, muitas vezes faz-se necessário que mudanças sejam incorporadas no estilo de vida do indivíduo como praticar atividades físicas, parar de fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Por isso, para que o tratamento seja efetivo a história familiar e o estilo de vida devem ser levados em consideração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top