Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Depressão e ansiedade

Depressão e ansiedade parecem ser duas respostas emocionais diferentes que humanos são capazes de ter. Geralmente não associamos as duas desordens uma com a outra. Mas pesquisas têm mostrado que depressão e ansiedade de fato co-existem, em detrimento àqueles que sofrem delas.

Quando você visualiza alguém com depressão você pensa em todos os sintomas normais associados a isso: desespero, raiva, fadiga, falta de vontade de participar de atividades sociais e um sentimento de estar sobrecarregado o tempo todo. Uma pessoa deprimida retira-se para dentro de si mesma e procura romper todos os laços com o mundo externo.

Ataques de ansiedade, por outro lado, parecem acontecer por nenhuma razão. Sentimentos de medo e pânico acontecem em situações em que a maioria das pessoas permaneceriam perfeitamente calmas. Esses ataqueas de ansiedade podem vir à tona repentinamento, sem nenhum aviso, e sem nenhuma razão direta para acontecer. Depois disso a pessoa que sofre tais ataques começa a viver com medo de novos ataques, indagando-se quando acontecerá o próximo. Em pouco tempo, e sem tratamento, tanto os ataques de ansiedade e a depressão podem começar a afetar as vidas dessas pessoas de forma negativa, não permitindo manter um emprego, ter um relacionamento ou mesmo sair ou praticar qualquer atividade social.

O que muitas dessas pessoas que sofrem de uma dessas doenças não percebem é que uma pode levar à outra. Estar deprimido pode pesar muito sobre a sua mente levando a pessoa deprimida por um labirinto de emoções diferentes. Isso por si só pode levar à ansiedade e, eventualmente, a ataques de pânico. Ataques de pânico significam uma perda de controle e quando isso acontece cada vez mais frequentemente o doente pode tornar-se deprimido com sua situação de não saber se e quando o próximo ataque vai ocorrer.

Por que essas duas doenças parecem ocorrer ao mesmo tempo, ainda é desconhecido. Mas muitos estudos mostram que a depressão maior é frequentemente acompanhada por um transtorno de ansiedade. Ambos são provavelmente causados por um desequilíbrio na química cerebral, mas exatamente por que as duas doenças aparentemente opostas podem coexistir na mesma pessoa não é completamente compreendido. O que se entende sobre transtorno de ansiedade é que a reação de luta ou fuga no cérebro não funciona do jeito que é suposto. Isso pode acontecer a qualquer momento, mesmo em situações aparentemente pacíficas. Aqueles que têm transtorno de ansiedade sempre sentem que estão em perigo.

Uma coisa que os psicólogos concordam é que ter uma combinação de depressão e ansiedade é muito mais debilitante do que ter apenas um ou o outro. Isso pode levar pacientes com ambos os transtornos a uma quantidade muito maior de tempo para resolver sua depressão o que torna muito mais difícil tratá-los. Também foi mostrado que as pessoas que sofrem de ansiedade e depressão apresentam uma taxa de suicídio muito maior.

Enquanto isso soa ruim são suas opções para o tratamento de ambas as condições. Medicamentos antidepressivos podem ser usados para tratar depressão e ansiedade. Quando estes medicamentos são usados em conjunto com terapia comportamental há uma alta taxa de sucesso do tratamento da depressão acompanhada por ansiedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top