A pressão arterial, quando muito baixa (hipotensão arterial), pode ocasionar o choque, que é a consequência de uma diminuição do volume sanguíneo devido ao mau funcionamento do bombeamento do sangue do coração ou da dilatação abusiva das paredes dos vasos sanguíneos.
Na hipotensão arterial podem ocorrer desmaios, fraqueza e vertigem, porém, quando se torna algo prolongado as consequências podem se agravar, levando a um suprimento sanguíneo inadequado e as lesões celulares podem ser rápidas e irreversíveis, levando o paciente à morte.
Sintomas
Existem diversos sintomas que um indivíduo pode apresentar quando está em choque por pressão arterial baixa. Porém em cada caso, a pessoa pode apresentar sintomas diferentes. Quando a queda da pressão é causada pelo bombeamento inadequado do sangue ou o baixo volume sanguíneo, os sintomas podem ser:
- No início o paciente pode apresentar cansaço, sonolência e perturbação mental;
- Depois a pele pode demonstrar uma cor azulada e pálida;
- Pulsação e respiração mais lentas;
- Por fim, o paciente pode desmaiar e muitas vezes, o choque pode levar a pessoa à morte.
Se a hipotensão arterial for causada pela dilatação dos vasos sanguíneos, o paciente pode demonstrar alguns dos sintomas já citados, porém a pele fica mais ruborizada e quente.
Causas do choque
O choque causado pela pressão arterial baixa pode ser consequência de vários fatores como:
- Perda excessiva do sangue: Quando uma pessoa perde sangue de forma incontrolada, pode consequentemente ocorrer o choque, pois a pressão arterial diminui drasticamente. A perda do sangue pode ser causada por um acidente por qualquer outro motivo que leve a ruptura de um vaso sanguíneo. O sangramento interno de órgãos também pode levar a pessoa ao choque, pois a pressão arterial cai bruscamente;
- Desidratação: A desidratação faz com que o indivíduo perca potencialmente água do organismo, assim, a falta de líquidos pode ocasionar a hipotensão arterial, levando o paciente ao choque;
- Reações alérgicas: Picadas de inseto ou alergia a medicamentos podem ser fatores que causam o choque por pressão baixa;
- Intoxicação: As intoxicações causadas por medicamentos, alimentos estragados ou envenenamento podem ser outros causadores do choque.
A pessoa que apresentar quaisquer dos sintomas citados deve imediatamente procurar ajuda médica, antes que o quadro se agrave, pois a queda brusca da pressão arterial pode ser excessiva e prolongada, ocasionando assim o choque que pode levar a pessoa à falência.
Para evitar que isso ocorra, é fundamental o tratamento que controla a hipotensão arterial, a fim de que a situação não seja agravada.
Tratamento
Em qualquer situação, quando detectada a queda da pressão arterial, é fundamental seguir orientações médicas, seja para tratar uma simples queda de pressão ou casos mais agravantes. Deve-se proceder da seguinte forma:
- Obter uma boa alimentação é essencial para controlar a pressão e ter uma saúde mais adequada;
- Praticar exercícios físicos moderados e com acompanhamento de um profissional melhora a qualidade de vida da pessoa;
- Em casos mais graves, o uso de medicamentos que controle a pressão ou o problema que causa a queda deve ser administrado pelo profissional da saúde;
- Quando há um trauma decorrente de um acidente, onde a pessoa tem perda excessiva de sangue, a realização de cirurgia pode ser fundamental para controlar a hemorragia, sendo ela externa ou interna.
Vale ressaltar que, em muitos casos, a perda de sangue pode decorrer de uma cirurgia, fazendo com que a pressão do paciente caia, o que pode levar a essa condição de saúde.
Independente da situação é indispensável o acompanhamento médico para o diagnóstico do problema que leva a pessoa a ter hipotensão arterial e o possível tratamento para evitar situações de risco e ter uma qualidade de vida mais saudável.
Por Danielle Pereira