Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Candidíase

A candidíase trata-se de uma micose associada a um fundo chamado Candida albicans. Tal micose pode se desenvolver principalmente em duas regiões de nosso corpo: na boca, onde é comumente chamada de sapinho, e na mucosa vaginal.

Agentes causadores da candidíase

Apesar de termos a Candida albicans como principal agente patogênico, essa doença também pode ser causada por outros fungos como a Candida tropicalis, Candida kefyr, Candida glabrata e a Candida parapsilosis.

Vale ressaltar que a Candida albicans está presente na flora vaginal normalmente, sendo portanto a doença causada pela sua proliferação excessiva.

Apesar de presente no órgão reprodutor, sua maniferação geralmente se dá somente quando o indivíduo apresenta baixa imunidade ou está passando problemas psicológicos ou emocionais que desencadeiem uma situação favorável ao desenvolvimento das cândidas.

Sintomas da doença

  • Candidíase oral
    • Vermelhidão e dor na boca e na mucosa
  • Possibilidade de surgimendo de manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha
  • Candidíase nos órgãos genitais
    • No caso das mulheres
      • Aparecimento de uma secreção branca e espessa
      • Coceira, vermelhidão e irritação da vagina, principalmente na região exterior
    • No caso dos homens
      • Vermelhidão do pênis e do prepúcio

Prevenção da candidíase

Como a doença somente se desenvolve em indivíduos com baixa imunidade, a melhor forma de preveni-la é fortalecendo o seu organismo por meio de uma alimentação adequada.  No caso de indivíduos que apresentem quadros de depressão e/ou ansiedade, deve-se buscar ajuda para resolver tal situação.

Além disso, uso prolongado de certos medicamentos como antibióticos, certos esteoides ou pílulas anticoncepcionais podem prejudicar o controle do crescimento desse fungo.

Diagnóstico

A canidíase em sua forma oral pode ser facilmente diagnosticada por meio de seus sintomas, já a candidíase nos órgãos genitais pode exigir um diagnóstico clínico, uma vez que outras doenças possuem alguns sintomas em comum com ela.

Para as mulheres, é recomendado um exame ginecológico, a fim de uma coleta de material para a confirmação da concentração de cândidas.

Tratamento de candidíase

As infecções podem ser tratadas por meio de medicações orais ou endovenosas. Antifúngicos como fluconazol, itraconazol, caspofungina e anfotericina B geralmente são administrados, além de antimicóticos de uso tópico, como clotrimazol, nistatina e miconazol.

Deve-se lembrar também que a causa da baixa imunidade da pessoa deve ser combatida, uma vez que esta é a principal razão para o desenvolvimento da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top