A candidíase trata-se de uma micose associada a um fundo chamado Candida albicans. Tal micose pode se desenvolver principalmente em duas regiões de nosso corpo: na boca, onde é comumente chamada de sapinho, e na mucosa vaginal.
Agentes causadores da candidíase
Apesar de termos a Candida albicans como principal agente patogênico, essa doença também pode ser causada por outros fungos como a Candida tropicalis, Candida kefyr, Candida glabrata e a Candida parapsilosis.
Vale ressaltar que a Candida albicans está presente na flora vaginal normalmente, sendo portanto a doença causada pela sua proliferação excessiva.
Apesar de presente no órgão reprodutor, sua maniferação geralmente se dá somente quando o indivíduo apresenta baixa imunidade ou está passando problemas psicológicos ou emocionais que desencadeiem uma situação favorável ao desenvolvimento das cândidas.
Sintomas da doença
- Candidíase oral
- Vermelhidão e dor na boca e na mucosa
- Possibilidade de surgimendo de manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha
- Candidíase nos órgãos genitais
- No caso das mulheres
- Aparecimento de uma secreção branca e espessa
- Coceira, vermelhidão e irritação da vagina, principalmente na região exterior
- No caso dos homens
- Vermelhidão do pênis e do prepúcio
- No caso das mulheres
Prevenção da candidíase
Como a doença somente se desenvolve em indivíduos com baixa imunidade, a melhor forma de preveni-la é fortalecendo o seu organismo por meio de uma alimentação adequada. No caso de indivíduos que apresentem quadros de depressão e/ou ansiedade, deve-se buscar ajuda para resolver tal situação.
Além disso, uso prolongado de certos medicamentos como antibióticos, certos esteoides ou pílulas anticoncepcionais podem prejudicar o controle do crescimento desse fungo.
Diagnóstico
A canidíase em sua forma oral pode ser facilmente diagnosticada por meio de seus sintomas, já a candidíase nos órgãos genitais pode exigir um diagnóstico clínico, uma vez que outras doenças possuem alguns sintomas em comum com ela.
Para as mulheres, é recomendado um exame ginecológico, a fim de uma coleta de material para a confirmação da concentração de cândidas.
Tratamento de candidíase
As infecções podem ser tratadas por meio de medicações orais ou endovenosas. Antifúngicos como fluconazol, itraconazol, caspofungina e anfotericina B geralmente são administrados, além de antimicóticos de uso tópico, como clotrimazol, nistatina e miconazol.
Deve-se lembrar também que a causa da baixa imunidade da pessoa deve ser combatida, uma vez que esta é a principal razão para o desenvolvimento da doença.