A bronquite é uma doença que causa a inflamação dos brônquios, em média existem dois tipos de bronquite a aguda e a crônica. A bronquite pode causar a morte de algumas pessoas, ela é uma doença que pode afetar pessoas de qualquer idade. O principal problema causado pela bronquite é a mucosa que se forma nas vias aéreas dificultado assim a respiração.
Tipos de bronquite
A bronquite aguda tem como causador vírus e bactéria, essa doença pode durar dias ou até mesmo semanas, pois é necessária a recuperação das vias aéreas. Ela causa tosse, provoca rouquidão na voz e dificuldades respiratórias, a principal forma de prevenção é evitando o fumo por conta da nicotina presente nele.
A bronquite crônica causa uma só infecção, que pode durar no mínimo três meses podendo chegar a se repetir por pelo menos durante dois anos consecutivos. Esse tipo de doença tem como causador principalmente o cigarro, os principais sintomas são tosse cheia e forçada.
Sintomas
- Tosse
- Dores de cabeça
- Secreção proveniente
- Falta de ar
- Dores de garganta
- Catarro mucóide
- Falta de apetite
- Sibilância
- Cansaço
- Febre
- Inchaços
Prevenção
- Saber quais são os sintomas
- Tomar a vacina contra a bronquite
- Tomar os medicamentos indicados pelo médico
- Manter hábitos saudáveis
- Procurar realizar atividades físicas com profissionais
- Lavar as mãos com frequência
- Proteger a boca ou nariz quando espira ou tossir
Tratamento
O tratamento consiste em saber primeiro o tipo de bronquite, para logo após iniciar o tratamento. No início do tratamento os médicos tem como objetivo eliminar a substância do cigarro presente nas vias aéreas, depois o tratamento se divide em duas partes que são:
Tratamento da bronquite aguda
Esse tipo de tratamento é baseado na utilização de terapia dos sintomas e medicamento como antibióticos, também são indicados aos pacientes; repouso, bastante líquidos e aspirinas, tratando a doença ela desaparecerá em semanas.
Tratamento da bronquite crônica
Esse tratamento tem como objetivo procurar o agente causador e elimina-ló, são utilizados fluidificantes, broncodilatadores, e antibióticos caso seja necessário os médicos realizam uma prescrição para a tomada de oxigênio extra.