Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Ansiedade

Podemos definir a ansiedade como sendo um problema de saúde que decorre do desenvolvimento de certas emoções negativas. Essas emoções geralmente aparecem devido a agentes externos, seja no ambiente do trabalho ou em casa.

Sintomas

Vários podem ser os sintomas da ansiedade: medo, preocupação ou até mesmo sentimento de frustração.

Além disso, certos sintomas físicos podem ser experimentados, como náuseas e dores no peito.

A ansiedade e nosso organismo

Alguns especialistas definem a ansiedade como sendo composta de vários fatores interligados, alguns deles de natureza somática ou cognitiva, levando o organismo a processar tais informações de forma similar a como o corpo humano interpreta situações de perigo.

Isso pode levar a um aumento da frequência cardíaca bem como da pressão arterial, músculos passam a receber maior volume da sangue, enquanto que o metabolismo possui seu ritmo reduzido – o corpo está pronto para a ameaça.

Outra forma de identificar se uma pessoa encontra-se em um quadro de ansiedade é devido a um certo sentimento de pavor, levando a pessoa a buscar afastar de si aquilo que acredita ser a causa de sua ansiedade.

Toda ansiedade é ruim?

É comum sentirmos ansiedade e nem sempre ela é ruim, uma vez que se trata de um mecanismo de defesa do organismo. Entretanto, quando uma pessoa se expõe a níveis elevados de ansiedade, pode desenvolver um diagnóstico mais sério, conhecido como transtorno de ansiedade. Pessoas com transtorno de ansiedade podem demonstrar sintomas mais graves, como o sentimento de terror a algo ou certas obsessões.

Tipos de transtornos de ansiedade

Os tipos de transtornos mais comuns são quatro:

  • Fobia – esse tipo de transtorno é aquele em que o indivíduo sente uma quantidade anormal de medo em relação a um objeto, local ou situação específica. Trata-se de um medo irracional que a própria pessoa muitas vezes não consegue explicar;
  • Transtorno de pânico – trata-se daquele caso em que a pessoa desenvolve ataques de pânico em determinadas situações ou mesmo em situações aleatórias. Problemas de respiração e tontura podem ser alguns dos sintomas;
  • Transtornos de ansiedade generalizada – o tipo mais comum de transtorno de ansiedade, apresenta como principal característica longos períodos em que predomina a ansiedade sem relação a qualquer objeto ou situação, diferindo assim da fobia;
  • Transtorno obsessivo-compulsivo – trata-se do tipo em que o indivíduo desenvolve uma obsessão (também conhecida como compulsão) por certos objetos ou tipos de comportamento, tais pessoas sentem necessidade de realizar determinadas tarefas repetitivamente a fim de minimizar sua ansiedade. Um tipo de obsessão comum é por limpeza, levando a pessoa a executar não somente a higiene corporal mas também do ambiente em que se encontra em um frequência mais alta.

Tratamento da ansiedade

O tratamento da ansiedade, bem como de seus transtornos, geralmente é feito por meio de terapia ou prescrição de medicamentos.

Uma vez que alguns de seus fatores possuem origem cognitiva, consultas em um psicólogo são muito importantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top