Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Actinomicose

Actinomicose é um tipo raro de doença infecciosa bacteriana. Ao contrário de outras infecções, a actinomicose é capaz de mover-se gradualmente e se infiltrar nos tecidos do corpo humano, causando inchaço e inflamação. Eventualmente há dano tecidual e cicatrização, pus e abscessos que podem aparecer na boca, pulmões ou trato gastrointestinal. Pequenos furos vazando pus aparecem no tecido afetado.

Causa da Actinomicose

A actinomicose é causada por uma espécie de bactéria conhecida como Actinomyces, que vive sem causar danos no revestimento da boca, garganta, sistema digestivo e na vagina das mulheres.

Se o tecido de revestimento torna-se danificado por uma lesão ou doença, a bactéria pode penetrar mais profundamente no corpo, dessa forma as bactérias actinomicetos prosperam profundamente dentro do tecido humano.

Esta doença bacteriana é muito rara em seres humanos, mas mais comum em animais de criação. Em bovinos é chamada de mandíbula irregular.

A actinomicose é uma doença predominante em bovinos e seres humanos causados pela bactéria Actinomyces bovis no gado Os actinomicetos fazem parte da flora bacteriana normal da boca e da faringe, mas quando introduzida em tecidos podem produzir abscessos crônicos ou granulomas destrutivos que, eventualmente, descarregam pus viscoso contendo minúsculos grânulos amarelados (grânulos de enxofre).

Em seres humanos, a doença geralmente afeta a região cérvico-facial, abdómen ou tórax; no gado, a lesão é comumente encontrada na mandíbula.

Diferentes tipos de actinomicose

Actinomicose cervicofacial oral: A infecção se desenvolve no interior do tecido do colo do maxilar ou da boca. A maioria dos casos causa uma complicação de problemas dentários, má higiene bucal, doenças da gengiva, abscesso dentário, amigdalite, ou cirurgia maxilar. Este é o tipo mais comum de actinomicose.

Actinomicose torácica: A infecção se desenvolve dentro dos pulmões ou vias respiratórias afetadas. A maioria dos casos de actinomicose torácica é causada por pessoas que ingeriram acidentalmente material contaminado em seus pulmões.

Actinomicose abdominal: A infecção se desenvolve dentro do estômago. Isto pode ocorrer quando algo rasga a parede do intestino, permitindo que a bactéria penetre em tecidos mais profundos. Isso pode acontecer depois de engolir acidentalmente um objeto (uma espinha de peixe ou osso de galinha). Além disso, pode desenvolver-se como uma remoção seguida de complicação do apêndice, intestino ou cirurgia abdominal.

Actinomicose pélvica: A infecção se desenvolve dentro da pélvis. As bactérias actinomicetos espalham-se nos órgãos genitais femininos dentro da pélvis. Este tipo de infecção é associado com o uso em longo prazo do dispositivo intrauterino do tipo contraceptivo DIU. Embora muito improvável, o DIU pode danificar o revestimento do útero ao longo do tempo, permitindo que as bactérias penetrem em tecidos mais profundos.

Sinais e sintomas de actinomicose

Os abscessos crescem com o avançar da doença. Em casos graves, as passagens estreitas chamadas tratos sinusais podem formar-se na superfície da pele. Elas podem quebrar e ficarem abertas provocando o vazamento de grandes quantidades de pus.

Os sinais e sintomas variam de acordo com a área afetada. Dentre alguns estão: nódulos inchados no rosto ou pescoço; cor da pele avermelhada ou azulada; músculos da mandíbula também podem ser afetados, fazendo com que a mastigação fique difícil; perda de peso por falta de apetite; febre, entre outros.

Tratamento

As injeções de antibióticos são inicialmente recomendadas, seguidas de um tratamento com comprimidos de antibióticos.

A penicilina é muito eficaz no tratamento de alguns tipos de infecções bacterianas. Em casos de alergia à penicilina, os antibióticos alternativos podem ser utilizados.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top