Abcesso
Os especialistas na área de saúde definem abcesso como o resultado de uma infecção em alguma parte do corpo humano, quando há formação de secreção purulenta em virtude da presença de bactérias. O abcesso pode surgir em qualquer região do corpo do individuo afetado como por exemplo, na pele, nos músculos, no sistema esquelético e até no cérebro.
Causa do Abcesso
A principal causa da formação de um abcesso no organismo humano é uma infecção bacterina em alguma região do corpo com a formação de pus que é uma secreção que dificulta a ação do sistema imunológico dos seres humanos. Em cada região do corpo existe uma bactéria especificá para a formação do abcesso. Por exemplo a bactéria mais frequente que afeta a pele do individuo é a chamada Estafilococus Aureus.
Os abcessos que são formados dentro do abdômen do individuo afetado origina-se geralmente de uma infecção em algum outro órgão dessa região que foi lesionada ; já as infecções da boca podem resultar em abcessos nos pescoço ou na faringe, e os abcessos do cérebro geralmente tem origem nas infecções do ouvido, dentes meninges, entre outros.
Principais Sintomas do Abcesso
De acordo com os profissionais especializados na área a manifestação clinicas do abcesso vai depender do orgão que foi atingido. Como exemplo se o órgão for a pele os sintomas incluem edema, sensação de calor, processo inflamatório com dor, vermelhidão e febre; Já os abcessos dentro da cavidade abdominal podem afetar diversos órgãos como por exemplo, pâncreas, baço, rins, pélvis ,próstata entre outros e os sintomas se resumem a sensação de dor na região e febre;
Quando os abcessos se localizam no cérebro humano o individuo afetado costuma sentir ânsias de vômito, náuseas, dor de cabeça. febre e convulsões. Os abcessos que afetam o pulmão costuma provocar estados febris, dor na região torácica e tosse, além de emagrecimento e cansaço permanente. O diagnóstico do abcesso é feito a partir da hemocultura, que é a analise bacteriológica do sangue da pessoa.
Porém os abcessos mais internos são mais difíceis de serem diagnosticados, por isso os médicos costumam pedir outros exames como por exemplo, ecografia, raio X ,tomografia computadorizada entre outros.
Tratamento para os Abcessos
Por tratar-se de uma infecção com pus os abcessos costumam ser tratados com antibióticos, e para facilitar a penetração da medicação no organismo da pessoa enferma é realizado um procedimento chamado drenagem ou punção que é feito com uma agulha se a quantidade do medicamento aplicada no local for insuficiente para combater a infecção.
Outra finalidade dessa drenagem é agilizar a cura da doença e minimizar a sensação de dor. Como forma de prevenir o aparecimento de abcessos os profissionais recomendam o controle de enfermidades como diabetes, higiene adequada e tratamento correto de infecções que porventura surjam no corpo do indivíduo.
Por Salete Dias