Dicas para um físico melhor

Conforme envelhecemos, é muito importante manter um bom nível de exercícios físicos, tanto do ponto de vista estético, quanto pela nossa saúde. Neste artigo mostraremos diferentes formas de manter-se em boa forma. Adapte essas dicas à sua rotina de fitness e você poderá melhorar e muito não somente seu físico, mas também sua saúde.

Para aqueles que começaram a exercitar-se muito recentemente, é importante não sobrecarregar-se. Como seus músculos e outras partes do corpo ainda não estão acostumados aos exercícios físicos, você pode sofrer contusões ou outros tipos de machucados sérios. Comece com uma caminhada, uma corrida mais curta ou ciclismo.

Em seu dia-a-dia, se puder escolher o uso de escadas em vez de elevador, faça-o. Subir e descer escadas são ótimos exercícios para muitas partes de nosso corpo, principalmente para as panturrilhas. Além disso, ajuda bastante na queima de muitas calorias. Assim, se você não tem muito tempo para a prática de exercícios físicos, pode realizar pequenas alterações como essa em sua rotina e conseguir excelentes resultados.

E se você quer ganhar massa muscular mais rapidamente, experimente aumentar gradualmente a intensidade dos exercícios físicos que realiza para definir os músculos. Isso é muito importante porque você somente “constrói” seus músculos no momento em que experimenta um novo nível de resistência, como aquele oferecido pelo aumento da intensidade ou pelo uso de pesos maiores. Assim, repetir exercícios sempre com a mesma quantidade de pesos aumentará a resistência de seus músculos, mas não ajudará a ganhar mais massa muscular.

E se você está realizando exercícios físicos com o intuito de perder alguns quilos ou “queimar a barriga”, então é muito importante “pensar fora da caixa” quanto aos seus objetivos. Em vez de fazer sempre as mesmas coisas chatas, que tal variar um pouco e praticar algo divertido? Pode ser uma aula de dança, por exemplo! Muitas academias oferecem aulas que misturam ginástica e dança e trazem excelentes resultados aos participantes.

E se você está cansado de fazer sempre as mesmas coisas, também deve procurar algo novo, diferente. Pode ser um conjunto de exercícios físicos ou um programa de fitness diferente, por exemplo. Insistir em um tipo de exercício físico que o chateia não ajudará a alcançar seus objetivos, uma vez que provavelmente você acabará desistindo antes mesmo de começar a notar alguma diferença. Além disso, realizar algumas mudanças em sua rotina sempre ajuda a trazer alguma motivação.

E quando trabalhando seus músculos, não se esqueça dos trapézios! Eles são os músculos de nosso corpo mais negligenciados durante a realização de exercícios. Há vários exercícios bem simples que podemos realizar para trabalhar os trapézios, pergunte ao seu personal trainer ou ao instrutor de sua academia por algumas sugestões.

E comece com meia hora de exercícios e, aos poucos, vá aumentando o tempo empregado. Tentar começar com intervalos muito grandes pode fazê-lo desistir, pois seu corpo não estará habituado a tanto exercício físico. Outra boa ideia é tentar realizar a mesma quantidade de atividades físicas, porém em um intervalo de tempo um pouco menor. Isso pode ajudá-lo a aumentar a intensidade do exercício, uma vez que você precisará realizar a mesma quantidade de trabalho corporal, porém em um intervalo menor.

Fitness é diferente para cada um. Muitas pessoas vêem mulheres e homens na TV com corpos bem definidos praticando e querem ser iguais a eles. É preciso entender que cada pessoa possui um bio-ritmo diferente e que poderá precisar de mais ou menos esforço para alcançar seus objetivos. Além disso, certas condições de nosso corpo podem impedir-nos de alcançar certos objetivos estéticos, por exemplo quando se possui os ossos do quadril (osso pélvico) muito grandes. Sendo assim, o melhor a fazer é estabelecer metas que estejam realmente alinhadas ao seu físico.

Como discutido no início deste artigo, conforme envelhecemos nosso corpo passa por mudanças. É muito importante então entendermos tais mudanças e perceber a importância da prática de exercícios físicos para garantir a melhor saúde para o nosso corpo.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print