Dicas para um emagrecimento saudável

Para quem precisa perder peso o ideal é conseguir fazê-lo seguindo orientação de um profissional especializado na área de nutrição. No entanto, algumas dicas podem ser dadas para que a pessoa consiga obter um emagrecimento saudável e duradouro sem o chamado efeito sanfona, onde o indivíduo emagrece  mas recupera os quilos perdidos em pouco tempo.

Disciplina para um Emagrecimento Saudável

Para as pessoas que pretendem atingir sucesso em qualquer aspecto de sua vida seja no âmbito pessoal, profissional ou afetivo, o segredo de obter êxito é sempre ter disciplina. E quando o assunto é emagrecimento essa palavra se aplica com mais força. Quando os indivíduos pretendem perder os quilos extras que comprometem sua silhueta e sua saúde devem aprender a ser disciplinados na hora de suas refeições. Segundo especialistas a maioria das dietas de emagrecimento é feita com  intervalos entre as alimentações(As chamadas colações) onde as pessoas consomem comidas pouco calóricas nesses períodos.

Desse modo  não é aconselhável comer alimentos fora dos que são prescritos em uma dieta e comer a qualquer hora. Todos devem ter em mente que o ato da alimentação deve passar pela sensação de prazer, mas principalmente deve ser sempre uma fonte rica de nutrientes necessários à  manutenção do organismo humano sempre saudável e resistente às doenças.

Dicas para um emagrecimento saudável

As Dietas de Emagrecimento

Para os especialistas o primeiro passo que a pessoa que quer emagrecer deve dar é definir de maneira concreta e consciente porque ela deseja perder peso. Se o motivo é puramente estético para que ela consiga estar dentro dos padrões da moda ou se ela sente a necessidade de emagrecer para melhorar sua qualidade de vida. Depois de definido a intenção é importante dar o segundo passo que é procurar um profissional especialista que a oriente sobre o modo correto de alimentar-se.

Um cuidado que as pessoas que querem emagrecer devem sempre ter é com as chamadas dietas milagrosas que anunciam a perda de peso em apenas alguns dias. Segundo os profissionais da área de nutrologia e nutrição geralmente são dietas restritivas a somente determinanados alimentos, e por isso mesmo inadequadas para proporcionar um emagrecimento saudável, uma vez que o corpo humano vai necessitar sempre de todos os nutrientes que os diversos grupos de alimentos são capazes de lhe oferecer.

Dicas para Emagrecer com Saúde

Todos sabem a formula mágica para emagrecer: Alimentação saudável e balanceada e prática regular de atividades físicas. No entanto, algumas pessoas tem muita dificuldade em colocar essas ações na  prática e por isso mesmo dependem de um acompanhamento nutricional, e de um profissional de educação física para estimulá-las a praticar os exercícios. Um outro problema que costuma aparecer quando elas começam alguma dieta é a ansiedade descontrolada, com o desejo de perder peso rapidamente.

Por isso em muitos casos é necessário também o acompanhamento de um profissional da área de psicologia que terá condições através de técnicas especificas de manter a ansiedade controlada, facilitando o processo de emagrecimento. A pessoa deve estar preparada para emagrecer gradativamente sem pressa para que a perda de peso possa ser realmente permanente.

O importante mais que fazer dietas restritivas que às vezes podem gerar uma carência nutritiva é fazer uma reeducação alimentar não excluindo os alimentos que a pessoa gosta, mas sim sabendo o momento certo e a quantidade adequada  para consumi-lo. A disciplina para quem vai enfrentar um período de emagrecimento é fundamental , por isso uma boa dica é sempre estipular horários para a alimentação. Essa atitude ajuda a pessoa a criar uma rotina de bons hábitos alimentares.

A substituição dos açúcares e doces pode ser feita com a ingestão de frutas doces, pois a pessoa terá o mesmo paladar e no entanto vai consumir menos calorias. Um prato colorido com muitos legumes e verduras devem fazer parte da rotina diária das refeições. A ingestão de muito liquido durante o dia também é muito importante nesse processo de emagrecimento, e finalmente as pessoas que desejam perder peso devem antes de tudo confiar nelas próprias e ter motivação para conseguir o que tanto almejam.

É sempre bom lembrar que todo processo de emagrecimento surge em primeiro lugar na mente da pessoa que deseja perder peso, e a partir daí começa a praticar as atitudes corretas para alcançar êxito no que deseja. Desse modo estar realmente motivado para emagrecer é que vai determinar sem dúvida alguma, se a pessoa vai realmente conseguir atingir seu objetivo com sucesso.

Por Salete Dias

Se você gostou deste artigo, então que tal...

Cardápio saudável

Enxofre

De quem é a culpa da obesidade?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print