Dicas para indivíduos deprimidos

Você costuma ter sentimentos negativos? Nem todo tipo de emoção negativa representa sintoma de depressão, mas quando tais sentimentos persistem, talvez seja indício de que você precisa prestar mais atenção à sua saúde. Se você acha que está deprimido, continue lendo para aprender como você pode superar esta condição.

Comece perguntando a si mesmo por que você se sente infeliz. Se você pode identificar facilmente algumas coisas que estão causando-lhe tanta infelicidade, pode então se concentrar em melhorar a sua situação. Não se preocupe se não encontrar uma razão específica para sentir-se deprimido. Tire algum tempo para relaxar e analisar seus sentimentos. Relaxar é importante, pois irá ajudá-lo a analisar seus problemas de forma objetiva, sem se sentir sobrecarregado.

Não hesite em procurar ajuda de um profissional. É melhor conversar com um terapeuta, se você não entender por que você se sente deprimido ou não souber lidar com os problemas que está enfrentando. Tenha uma consulta com seu médico e peça-lhe para encaminhá-lo a um psicólogo. Se você não puder pagar, verifique quais as opções disponíveis em sua cidade. Talvez haja um hospital universitário que ofereça tais serviços gratuitamente ou algum conselheiro prestando seus serviços em um centro de saúde na comunidade local.

Converse com amigos e parentes sobre sua depressão. Admitir que você está deprimido e compartilhar seus sentimentos com outras pessoas que se preocupam com você pode ser muito útil. Além disso, deixar que as pessoas que se preocupam saberem que você está deprimido vai ajudá-lo a entender um pouco mais do seu atual comportamento. Encontre alguns amigos ou parentes que podem ouvi-lo e animá-lo. Então convide-os à sua casa quando você precisar de alguém para conversar e planeje algumas atividades divertidas com seus amigos para esquecer um pouco os problemas de vez em quando.

Evite dificultar as coisas. Por exemplo, se você não tem energia para fazer alguma coisa, então evite aquela atividade e tire algum tempo para relaxar. Você poderia, por exemplo, ir caminhar ou usar técnicas de gerenciamento de estresse para superar suas emoções negativas. Você deve saber que alguns dias vão ser piores do que outros durante a sua depressão. Tire proveito de seus bons dias para realizar tantas coisas quanto possível e não hesite em tomar algum tempo para descansar, quando você se sentir mal.

Concentre-se em resolver os problemas que estão causando ou piorando os sintomas de sua depressão. Melhorar sua situação financeira, encontrar um emprego melhor ou fazer novos amigos pode ajudá-lo a se sentir melhor. Estabeleça algumas metas semanais e busque cumpri-las, isso irá ajudá-lo a superar sua depressão. Se você se sentir deprimido devido a questões mais complexas, como baixa auto-estima, você terá que procurar um terapeuta até superar esses problemas. Lembre-se que pode levar anos até recuperar-se completamente de sua depressão. Então é importante ter alguma ajuda e fazer o seu melhor para resolver as causas de sua depressão.

Estas são somente algumas dicas para indivíduos deprimidos ou que conhecem alguém que se encontra com depressão. Elas vão ajudá-lo a superar seus sentimentos negativos e pôr um fim à depressão.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print