Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Dicas de saúde Tratamento da Hepatite A

Tratamento da Hepatite A

Doença infecciosa transmitida por um vírus, a hepatite A é uma doença que pode ser transmitida facilmente de uma pessoa contaminada para outra saudável. Vejamos agora como essa enfermidade afeta o organismo dos seres humanos, e qual a melhor forma de preveni-la.

Processo de transmissão da hepatite A

Transmitida pelo vírus VHA a Hepatite pode ser transmitida através de água ou alimentos contaminados ou então pelas fezes do indivíduo doente. O vírus da Hepatite A é muito resistente e sobrevive por um período de até quatro horas nas mãos da pessoa infectada, daí sua facilidade em ser transmitida através das vias mencionadas.

Outra característica do vírus VHA é que ele pode sobreviver as grandes mudanças ambientais, sendo descritos por pesquisadores, que ele consegue resistir por vários anos a temperaturas abaixo de zero. A pessoa que foi infectada consegue criar uma imunidade permanente contra o vírus da Hepatite A.

Diagnóstico e sintomas da hepatite A

O diagnóstico da Hepatite A é feito por especialistas na área médica que analisam não somente os sinais clínicos do paciente, como também fazem a identificação no sangue ou fezes dos indivíduos da presença de anticorpos contra o vírus da Hepatite A (VHA).

A Hepatite A pode ser classificada como sintomática ou assintomática. A pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus a partir de duas a seis semanas do período de incubação do vírus.

Nessa fase não há aparecimento de sintomas evidentes, para a grande maioria das pessoas, no entanto em algumas delas que possuem o organismo mais sensível pode ocorrer já nesse período sinais clínicos como, por exemplo: sensação de cansaço, febre, náuseas acompanhadas ou não de vômitos, mal-estar, dor nos músculos, fezes de cor clara e urina de cor escura.

Hepatite A

Tratamento da hepatite A e vacinação

De acordo com especialistas da área de saúde até o presente momento ainda não há um tratamento medicamentoso que seja eficaz no combate ao vírus da Hepatite A, a recomendação médica é para que o paciente guarde repouso e não consuma bebida alcoólica em um período de três meses, que é o tempo considerado normal para que as enzimas do fígado possam voltar ao seu estado normal, equilibrando organismo do indivíduo.

Uma providência que é tomada para os indivíduos que têm convivência com a pessoa infectada é receber uma substância chamada imunoglobulina policlonal que serve para proteger contra uma possível transmissão do vírus causador da Hepatite A. Até o presente momento foram desenvolvidas duas vacinas contra o vírus VHA.

A primeira deve ser aplicada em duas doses nas pessoas com um período de intervalo de seis meses e a outra em três doses também em um intervalo de seis meses. Vale ressaltar que essa vacina deve ser aplicada quando a criança completar um ano de idade, uma vez que abaixo dessa idade a eficiência da vacina é muito pouca. Outros cuidados são a vivência em ambientes com saneamento básico e boas condições de higiene.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top