Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Dicas de saúde O sal e a hipertensão arterial

O sal e a hipertensão arterial

Não é novidade alguma que pessoas que sofrem de hipertensão arterial devem controlar (e muito!) a quantidade de sal que consomem, mas é bem provável que não entendam por quê. Tudo o que sabem é que “consumir sal pode elevar a sua pressão arterial”, mas não há maiores explicações sobre o assunto. Explicarei agora de forma bem breve o que é a hipertensão arterial e o que acontece com o sal que consumimos para que possa melhor compreender esse assunto.

Veja bem, uma pessoa que apresenta problemas de hipertensão arterial apresenta momentos de sua vida em que sua pressão arterial eleva-se muito. A pressão arterial é a pressão que o sangue provoca em seu corpo, dentro dos vasos sanguíneos de dentro para fora. Quanto maior a pressão arterial, maiores os riscos de desenvolver problemas cardiovasculares e é por isso que o tratamento de hipertensos geralmente é tratado com muita atenção nos hospitais e postos de saúde.

Claro, a pressão arterial em um hipertenso não está alta o tempo todo, mas ele deve tomar cuidado para não fazer coisas que podem elevar sua pressão, como o consumo de sal além dos limites recomendados. Isso ocorre porque o sal de cozinha, assim como todos os outros tipos de sal que existem, quando em razoável quantidade em nosso corpo, fica principalmente em nossa corrente sanguínea e a fim de controlar o nível de sal em nosso sangue, nosso corpo começa a levar mais água para dentro dos vasos sanguíneos a fim de diluí-lo, mantendo assim o equilíbrio. Entretanto, o aumento de água em nossos vasos sanguíneos pode elevar a pressão sanguínea sobre as paredes – em outras palavras, alavancando o processo de desenvolvimento de um quadro de hipertensão arterial.

Esse sal em excesso será eliminado, gradualmente, por meio de sua urina e transpiração. Restabelecendo assim o equilíbrio. Se o seu médico diagnosticou-o como sendo hipertenso arterial e recomendou-lhe o consumo de sal de forma bastante restritiva, é melhor ouvi-lo, pois ele deve saber do que está falando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top