Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Dicas de saúde Mitos sobre acabar com a Acne

Mitos sobre acabar com a Acne

Acne – uma palavra de quatro letras. Durante minha adolescência, eu era o príncipe da acne e por boas razões. Eu era o “rosto da acne”, se vocês me entendem. Eu tinha tudo, cravos, espinhas, seus nomes estavam lá em meu rosto. E se o desprezo dos meus amigos e familiares (especialmente as meninas) era uma coisa ruim, a impossibilidade de se livrar da acne horrível que eu tinha era outra coisa completamente desesperadora. Foi ali que comecei a tentar livrar-me dela, mas só encontrei vários mitos sobre acabar com a acne.

Os mitos e contos de fadas a cerca da acne não davam qualquer ajuda. Os membros da minha família acreditavam firmemente que a acne é um resultado de dietas pobres (ou, mais especificamente, alimentos gordurosos). Sim, eu admito que eu, como qualquer pessoa, desfrutei meu quinhão de “comidas gordurosas ou frituras”, mas eu não estava muito certo que comer fora de casa, alimentos não saudáveis, foi a causa da minha acne. Quer dizer, muitos dos meus amigos comeram comigo, e além do mais, comeram até a mesma comida gordurosa, ainda com mais freqüência do que o que eu comia, mas tinham pouca ou nenhuma acne. Alguma coisa tinha que estar errado sobre a sabedoria convencional. Eu já tinha visto o mito ser quebrado diante dos meus olhos.

E eu tenho certeza que você já ouviu o mito que diz que chocolate causa, também. E do mesmo jeito que eu adorava chocolate em todas suas formas gloriosas, eu teria abandonado ele, para não correr mais o risco de permanecer “o rei da acne”, uma crueldade inimaginável. Mas, tendo feito minha lição de casa e pesquisas de verificação e relatórios médicos sobre o assunto, eu encontrei logo para meu grande alívio que o consumo de chocolate não tem nada, absolutamente nada a ver, com a acne.

Meus amigos e colegas não foram de muita ajuda também. A maioria deles, ficaram com sarcasmo estúpido, que meu rosto cheio de acne era resultado da minha excessiva frequência de se masturbar. Inferno, por um tempo, até mesmo eu pensei que era verdade. Mas então eu rapidamente percebi que isso era ainda mais um mito. Bem, eu estou começando a aprender, na verdade, se por qualquer outro meio, pelo processo de eliminação. Pois se a minha acne estava ligada à minha masturbação, eu estava a concluir que todos meus amigos homens que não tinham acne, não se masturbavam? Eu teria, logo, acreditado que eles eram de outro planeta! Então, foi outro mito sobre a acne dissipado. Mas afinal de contas, como eliminar a acne? Ou seria tudo somente mitos sobre acabar com a acne, sem nenhum fundamento realmente verdadeiro?

Outro mito que eu acreditava, e que fez todo o sentido e até soava científico na época, era que o acúmulo de sujeira no meu rosto bloqueou os meus poros. Mas se esse era um caso, então por que não apareciam nos meus braços e pernas, o que mais regularmente entrava em contato com a sujeira? Em qualquer caso, passei vários dias, semanas e meses meticulosamente esfregando meu rosto com uma variedade de sabonetes e loções anti-acne em uma tentativa de me livrar da minha acne, sem sucesso. Por fim, cedi a uma atitude fatalista e fundamentada, que quanto mais eu me sublinhar a pensar sobre a minha acne, pior o problema iria se tornar.

Foi nesse ponto que eu desisti de me incomodar com a minha cara cheia de acne. E adivinhem? Alguns poucos anos mais tarde, como eu lentamente fui saindo de minha adolescência, a acne desapareceu magicamente por si própria! Embora ainda existam algumas poucas cicatrizes para contar a história dos meus dias de rei da acne, na maioria das vezes você nunca perceberá que elas estiveram lá!

Por Peter Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top