O estilo de vida que muitos de nós hoje temos talvez não seja o mais saudável: muitas comidas gordurosas, industrializadas ou enlatadas, estresse intenso em nosso local de trabalho e nível de sedentarismo cada vez mais alto. Diante de um quadro como esse, cedo ou tarde há um problema de saúde que poderá acometer tal pessoa: a hipertensão arterial. Uma pessoa encontra-se hipertensa quando há maior propensão à sua pressão arterial encontrar-se acima do limite máximo saudável, o que pode levar a vários problemas cardiovasculares.
Assim, seguindo algumas recomendações da medicina contemporânea, é recomendado que pessoas hipertensas pratiquem exercícios físicos a fim de melhor controlarem seus níveis de pressão arterial. Mas, afinal de contas, qual a relação entre exercícios físicos e hipertensão arterial?
Por meio de exercícios físicos, podemos melhor controlar nosso ritmo cardíaco, de forma que ao precisarmos requerer um pouco mais de esforço de nosso corpo a pressão arterial não acaba por elevar-se tanto. Além disso, tais exercícios também podem contribuir com a redução do colesterol bem como manutenção do sistema cardiovascular, o que também contribui com a redução dos riscos da pressão arterial atingir níveis perigosos.
Quem já consultou um cardiologista talvez saiba que, devido à pressão arterial alta, pode-se desenvolver um quadro de ataque cardíaco (infarto). Mas como já vimos anteriormente, as atividades físicas que executamos pode ajudar-nos no controle da pressão sanguínea, de tal forma que contribui indiretamente na redução do risco de um ataque cardíaco.
Pesquisas apontam que pessoas hipertensas que realizam pelo menos 40 minutos de caminhada diariamente reduzem em muito as chances de apresentarem uma súbita elevação da pressão arterial ao longo do dia.
Sendo assim, fica bem claro que é muito importante a prática de exercícios físicos por aqueles que apresentam hipertensão arterial, mas essa prática deve ser feito de acordo com as capacidades físicas de cada qual, então, é muito importante o acompanhamento de um médico.