Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Dicas de saúde,Terceira Idade Dicas para uma melhor alimentação na terceira idade

Dicas para uma melhor alimentação na terceira idade

Envelhecer faz parte do processo de amadurecimento e é a comprovação de nossas experiências, entretanto para muitos significa a limitação de suas capacidades, mas isso só ocorre quando não se cuida adequadamente do corpo. Sendo assim, é importante estar ciente sobre como melhor cuidar de seu corpo, seja por meio da prática de exercícios físicos, seja por meio de uma alimentação mais saudável, que é o que discutiremos agora.

A introdução de alimentos mais saudáveis em nossa rotina diária possui vários efeitos benéficos, por exemplo, combatendo as famosas doenças crônicas não-transmissíveis, onde enquadramos a obesidade, problemas cardiovasculares e diabetes. E este é somente um aspecto a se considerar sobre a nutrição: alimentos também são responsáveis por determinar o seu humor e disposição para a execução das atividades diárias.

Quando mais velhos, por mais que não sintamos fome, devemos fugir da tentação de ignorar esta ou aquela refeição, por achar que não precisamos dela. Por diversas razões podemos deixar de realizar uma refeição, mas é importante saber que isso trará consequências negativas para o nosso organismo. Mesmo sem fome, as refeições devem ser respeitadas, pois cada qual possui seu papel e o conjunto delas satisfaz as regras alimentares impostas pela pirâmide alimentar.

Você pode desejar ter um café da manhã não muito volumoso, talvez com pães e frutas, que serão suficientes até o momento do almoço, quando poderá ter uma refeição um pouco mais reforçada. Lembre-se sempre que cada refeição possui seu papel e portanto você não deve abrir mão de nenhuma delas, sob o risco de sofrer mais tarde de alguma debilidade ou mesmo de irritabilidade, como consequência de um cérebro mal nutrido.

E talvez você já tenha visto em alguma propaganda na TV a respeito da importância do cálcio para os nossos ossos – e é tudo realmente verdade, cálcio é vital para a boa estrutura óssea e as consequências de sua deficiência podem ser muito críticas! Alimentos ricos em cálcio (como leite e farelo de casca de ovo) e suplementos alimentares podem ajudar no combate de certos problemas orto-musculares e é sempre melhor prevenir remediar!

Quanto às vitaminas, várias delas são essenciais, como a vitaminas C, D e a B12. A vitamina B12 possui diversos papeis importantes para os sistemas circulatório, digestivo e nervoso – sua deficiência pode levar, por exemplo, à dificuldade de memorização. Uma alimentação enriquecida em vitamina B12 possui seus pontos positivos e pode evitar muitos inconvenientes no futuro.

Com o acompanhamento certo, uma dieta bem balanceada e uma vida mais ativa, você perceberá que terceira idade não rima com inatividade, mas sim com melhor idade! E então, pronto para uma melhor alimentação na terceira idade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top