Um dos hábitos frequentes dos brasileiros é manter o saleiro à mesa. O Brasil é um país que consome sal acima do recomendado, sabe-se que em grande parte isso se deve a cultura da população que acredita que para uma comida ser saborosa ela deve ter uma grande quantidade de sal. Entretanto diversos problemas de saúde podem ser gerados mediante esse consumo excessivo de sal, entre eles pode-se destacar a hipertensão arterial.
Dicas de como reduzir o sal na alimentação
- Um grupo de alimentos que apresenta uma elevada quantidade de sódio são os embutidos e enlatados. Muitas pessoas não sabem, mas alimentos como salsichas, presuntos, salames e mortadelas apresentam uma grande quantidade de sódio e muitas vezes até de gordura. É comum encontrarmos principalmente em populações de baixa renda um elevado consumo desses alimentos, pois servem como uma opção de “carne” mais barata em um almoço. No entanto, é importante alertar a população do perigo de consumir esses alimentos com frequência.
- Uma atitude muito eficaz na redução do consumo de sal pela população é retirar o saleiro da mesa. Isso porque, como já foi dito no início do artigo, os brasileiros tem mania de manter o saleiro à mesa e acrescentar mais sal à comida que já está temperada para consumo. Algumas pessoas acreditam que para sentir o sabor mais apurado da comida ela deve está bem salgada.
- Outro ponto importante a ser destacado é que para temperar os alimentos, as pessoas costumam utilizar uma grande quantidade de sal. E esse sal em excesso se deve mais uma vez ao fato de que as pessoas associam comida bem temperada ao excesso de sal. Existem algumas alternativas que podem auxiliar na hora de temperar os alimentos e que utilizam sal em pequenas quantidades. Essas alternativas se referem a acrescentar outros tipos de temperos como coentro, salsa, pimenta do reino, cebola, orégano, alho entre outras opções que conferem sabor aos alimentos e que não causam efeitos negativos à saúde.
- Os alimentos industrializados, principalmente aqueles alimentos que são congelados prontos e que geralmente são vendidos em caixinhas contêm um elevado conteúdo de sódio. Com a correria atual, muitas pessoas optam por esse tipo de alimentação mais rápida, no entanto a longo prazo elas acabam por prejudicar sua saúde. Esses alimentos até podem ser consumidos de vez em quando, desde que esse consumo não vire hábito, não há problema em consumí-los.
- A maioria dos queijos são alimentos que possuem um alto teor de sal, é importante procurar queijos que apresente um baixo conteúdo de sal.
Dentre todas essas dicas para reduzir o consumo de sal, é importante ficar atento principalmente aos rótulos dos alimentos, nele devemos constatar a quantidade de sódio presente no alimento e a partir desse valor selecionar os produtos que iremos adquirir.
Consumo de sal e sua relação com a hipertensão arterial
O sal está diretamente relacionado com o aumento da pressão arterial. A hipertensão é uma doença que a cada dia faz novas vítimas em todo mundo, ela é caracterizada pelo aumento da pressão que o coração exerce para bombear o sangue para todo o organismo. Sem dúvida, o aparecimento da hipertensão arterial pode ser decorrente de diversos fatores sendo que o consumo excessivo de sal é um deles. Em populações onde o consumo de sal é considerado baixo, as taxas de indivíduos com pressão alta são baixas.
Alimentação saudável
Para evitar o alto consumo de sal, bem como de qualquer outro tipo de alimento é necessário uma alimentação balanceada e equilibrada. Quando o indivíduo apresenta uma dieta rica em frutas, verduras e legumes ele consegue evitar diversos tipos de doenças em que os excessos dos alimentos estão envolvidos. É importante lembrar que grande parte das doenças podem ser evitadas mediante uma alimetação saudável. Evitar o sedentarismo também é uma forma de combater diversos tipos de doenças, a prática de atividades físicas deve ser um hábito incorporado a vida das pessoas.
É importante ressaltar que mesmo o sal light, que é utilizado por algumas pessoas na tentativa de amenizar os efeitos do sal comum no organsimo, deve ser utilizado com moderação. O ideal é que o consumo de sal seja baixo para que o indivíduo consiga manter-se longe dos problemas causados por ele.