Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Dicas de saúde Desenvolvimento da Autoestima

Desenvolvimento da Autoestima

A autoestima é um sentimento que se constrói ao longo do tempo. O indivíduo já na fase da infância desenvolve uma ideia que tem de si mesmo e isso vai se refletir na maneira como conduz sua capacidade de aprendizagem quando inicia o período escolar e na maneira como se percebe durante toda sua vida.

Os especialistas na área de comportamento ressaltam que, desde crianças, os seres humanos desenvolvem um conceito sobre eles próprios baseados principalmente na relação estabelecida com as outras pessoas que convivem com eles.

Atuação dos pais na construção da autoestima

A função da paternidade e maternidade vai muito mais além do que simplesmente prover o filho com alimentação, bons colégios ou uma boa mesada. Mais que isso, especialistas ressaltam o papel de extrema importância que os pais desempenham no desenvolvimento da autoestima de seus filhos. Eles atuam como modelos para os filhos que vão procurar imitá-los em tudo que fizerem.

Se os pais forem afetuosos e demonstrar carinho e amor com seus filhos haverá o desenvolvimento de um vínculo afetivo e consequentemente  a criança desenvolve  a autoestima que será fundamental quando ela crescer e se tornar um adulto. É na interação com os genitores onde há o estabelecimento de sentimentos positivos ou negativos que permeiam essa relação, que os seres humanos desenvolvem a autoestima.

Se por parte dos pais, que representam  a primeira referência que as pessoas possuem no mundo, não há um sentimento de estímulo às atitudes do filho, se ao contrário os genitores adotam uma postura de crítica destrutiva tendo uma perspectiva negativa sobre eles, achando-os incapazes ou inúteis, os filhos logicamente formarão uma imagem sobre si próprios de que possuem pouca valia e estão fadados sempre ao fracasso.

Se nas relações que as crianças mantêm em sociedade, na escola ou com colegas esse tipo de sentimento pejorativo também é transmitida a elas, teremos então indivíduos com uma baixa autoestima e sentimentos de que sempre serão fracassados e sem valor.

Como se desenvolve a autoestima

Os especialistas em comportamento são unânimes em afirmar que o desenvolvimento da autoestima começa ainda na infância, quando a criança consegue ter sucesso nas atividades que executam e são devidamente apoiadas pelos pais, passando desse modo a ter mais confiança em sua capacidade de realização, e quanto mais ela sente que pode fazer suas tarefas mais confiante ela fica.

Vale ressaltar que o papel desempenhado pelos pais deve ser de incentivo mesmo que a criança não consiga alcançar o êxito pretendido. É necessário que as pessoas saibam desde a mais tenra idade que existirão tarefas que elas conseguirão fazer com sucesso e outras que infelizmente elas não conseguirão realizar de maneira satisfatória e nem por isso terão menos valor ou deverão ser taxadas como pessoas inúteis.

O sentimento da autoestima é desenvolvido quando a criança percebe que seus genitores ou responsáveis a estão incentivando durante todas as tarefas que venha a desempenhar. O ideal é que os pais estabeleçam uma relação de confiança baseada em verdade, e que eles sejam capazes de dar oportunidades aos seus filhos de desenvolver alguma tarefa sozinhos sem tentar superprotegê-los ou compará-los com outras crianças. Desse modo eles vão formar um conceito positivo sobre si mesmos e serão pessoas que terão sempre um boa autoestima.

Relação entre autoestima e desempenho das pessoas

De acordo com especialistas em comportamento humano a autoestima é um dos fatores emocionais que mais influencia o desempenho em todas áreas de atuação dos seres humanos. Isso ocorre devido a autoestima ser um elemento componente do próprio eu da pessoa que determina o quanto as pessoas confiam e gostam delas próprias. O juízo que o indivíduo faz de si mesmo, ou seja se ele tem uma boa ou uma baixa autoestima é o que vai permear suas relações sociais, afetivas, familiares, pessoais e profissionais.

O sentimento de autoestima dos indivíduos vai influenciar sua posição dentro da sociedade que ocupa, se eles conseguirão chegar até a liderança, ou se serão meros seguidores de um líder. Para os especialistas a autoestima é o sentimento que leva os seres humanos tanto ao sucesso quanto ao fracasso em todas suas áreas de atuação.

Sendo assim a autoestima se configura  em um dos processos emocionais  mais importantes da vida dos indivíduos, pois a partir dela é que dependerá as atitudes positivas ou negativas que eles tomarão no presente ou futuro. Vale ressaltar que apesar da influência decisiva dos pais  no desenvolvimento da autoestima nos indivíduos, eles podem conseguir essa evolução em outra etapa de suas vidas através do autoconhecimento quando conseguem confiar em si próprios, mesmo se não tiveram essa experiência na infância.

É difícil mas muitos conseguem, se não sozinhos, com a ajuda de um profissional de psicologia qualificado para ajudá-los.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top