Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Dicas de saúde Como melhorar sua memória

Como melhorar sua memória

Nossas relações com os outros nos obrigam a lembrar de eventos, diálogos e discussões passadas. Entretanto, problemas como perda de memória ou uma capacidade de memorização pouco desenvolvida podem trazer-lhe problemas quando for necessário recuperar aquelas informações. Assim, você precisa saber como melhorar sua memória, deixá-la mais forte. Aqui estão algumas dicas para melhorar sua memória e o seu desenvolvimento mental como um todo de forma bem simples e natural.

Se você tiver um lapso de memória, seja ele um simples esquecimento ou algo causado por uma doença, faça uma breve pausa e dê-se o tempo necessário para descansar a mente. Essa pausa pode ajudar o seu cérebro a absorver as informações bem como recuperá-las de forma mais eficiente.

A fim de “treinar o seu cérebro” para lembrar mais facilmente de certas informações por longos períodos de tempo, desenvolva estratégias de associação, os chamados dispositivos mnemônicos , para ajudá-lo. Escrita taquigráfica, por exemplo, é a forma como os escritores usam dispositivos mnemônicos para auxiliar sua memória. Você associa um “pedaço de conhecimento” com uma palavra comum ou um item e assim você têm correlacionado um jeito de recuperar aquela informação em sua memória.

Você pode ajudar a melhorar a sua memória, conscientemente, prestando atenção de forma ativa e não somente escutando de forma passiva. Quando você está somente ouvindo, muitas distrações e “pensamentos ligeiros” (desses que aparecem sem razão aparente) podem consumir sua atenção, então faça o melhor que puder para limpar sua mente tal que possa se ​​concentrar no que está sendo mostrado ou dito. Mantenha seu foco forte para manter a informação em sua memória.

Além disso, assim como os músculos, você deve usar seu cérebro para mantê-lo em boa forma. Muitos estudos têm mostrado que jogos de quebra-cabeças podem ajudar a estimular a capacidade de memorização e atém mesmo a combater a senilidade.

Se você se sente um pouco indisposto e por isso sua capacidade de memorizar está prejudicada, tente exercitar-se! Quando você se exercita, o fluxo sanguíneo leva o oxigênio para o cérebro de forma mais rápida, o que melhora em muito suas capacidades. Dado que a memória é essencialmente uma função do cérebro, garantir que ele se encontra saudável sempre é uma ótima maneira de preservar sua capacidade de memorização. O exercício também pode afastar doenças graves, como diabetes, que têm efeitos negativos para a memória.

Pode até parecer engraçado que alguém possa se esquecer de detalhes bobos ou mesmo datas de aniversários – até que isso aconteça com você e comece a perceber como isso pode prejudicá-lo socialmente ou mesmo profissionalmente. Além disso, pequenos lapsos de memória podem ser um indício de um problema maior aproximando-se, sendo assim, não “dê chance” para que tais problemas se instalem e faça o possível para melhorar sua memória ainda hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top