Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Alimentação para idosos

Não adianta fugir: por mais que não queiramos, o tempo é implacável e uma hora chegaremos à terceira idade, mas que poderá ser a melhor idade se soubermos cuidar bem da alimentação. Na terceira idade nosso corpo está muito diferente do que era antes, nossas necessidades nutricionais também mudaram e sentiremos muito mais o peso das más decisões tomadas no passado – mas podemos amenizar ou mesmo eliminar a parte desagradável por meio de melhores hábitos alimentares.

Alimentação para idosos

Há vários tipos de problemas de saúde em idosos que podem ser amenizados por meio de uma boa alimentação, até mesmo problemas cardiovasculares, digestivos ou nervosos. Sem falar que a boa alimentação é essencial para que tenhamos a energia necessária para a realização de grandes tarefas em nosso dia-a-dia.

Na terceira idade nosso corpo já não requer a mesma quantidade de energia e isso pode levar-nos a sentir menos fome. Mas devemos tomar cuidado com isso, pois podemos ser tentados a simplesmente não tomar um café da manhã, já que não sentimos fome, mas isso pode ser um grande erro, já que é no café da manhã que encontramos a energia necessária para a realização de todas as tarefas matinais. O café da manhã não deve ser desprezado, pelo contrário, o seu dia começará muito mais feliz se houver um bom café da manhã contendo leite, frutas, pão e outros alimentos.

Não se esqueça de que os especialistas em saúde sempre recomendam o consumo de cinco a seis pequenas refeições ao longo do dia, sendo elas o café da manhã, almoço, jantar e dois ou três lanches. Você não precisa comer muito em todas elas – o objetivo na verdade é justamente comer um pouco em cada uma, pois feito dessa forma, seu corpo será nutrido bem melhor e reduzidas as chances de adquirir sobrepeso.

Se perguntarmos a uma pessoa idosa bem informada qual o nutriente que mais lhe faz falta é bem provável que nos responda cálcio, pois se trata de uma vitamina cuja deficiência geralmente não se percebe ao longo dos anos, mas somente na terceira idade, quando então é muito mais complexo o processo de reposição do mesmo. Procure então informar-se quanto a quais alimentos são melhores fontes de cálcio bem como quais suplementos alimentares são ricos em cálcio e podem ser consumidos sem contra-indicações.

Uma vitamina que possui um papel muito importante em nosso organismo é a vitamina B12. Ela participa de inúmeras funções em nosso organismo, como a formação de células sanguíneas, desenvolvimento da memorização, estímulo ao apetite e metabolismo celular. Aqui, também podemos recorrer a suplementos alimentares caso não consigamos ingerir quantidades suficientes de vitamina B12.

Este artigo pode não tratar sobre todos os pontos importantes para uma boa alimentação para idosos, mas com certeza os pontos que expomos são muito importantes para garantir a sua saúde e bem-estar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top