Cuidados na alimentação de quem pratica esportes

Você que gosta de praticar esportes, gosta de uma academia, uma corridinha, caminhada ou gosta de jogar uma bola precisa ter alguns cuidados na sua alimentação para que não possa ficar fraco e possa desenvolver seu esporte com energia e manter o corpo e o organismo com saúde.

Hoje vamos apresentar-lhe dicas de como manter uma boa alimentação e alertar você sobre alguns cuidados que precisa ter a fim de praticar seus esportes com saúde.

Carboidratos após os exercícios

É muito importante ingerir carboidratos após praticar suas atividades físicas (até duas horas após), pois nesse intervalo de tempo uma enzima chamada glicogênio-sintase estará trabalhando a todo vapor, e assim o corpo “estoca” energias para as atividades físicas.

Tome cuidado com a desidratação

É muito importante estar bem hidratado para praticar exercícios físicos, pois o indivíduo que estiver desidratado não pode praticar atividades físicas, e além disso, a desidratação pode causar doenças.

A água possui inúmeras funções em nosso organismo, ajuda na eliminação de sais e outras substâncias por meio da urina e da transpiração e também atua como reguladora de nossa temperatura.

Então, lembre-se dessas dicas

* Beba água de forma moderada antes de praticar exercícios, pois se bebermos muito vai sentir uma sensação estranha por estar com o estômago “cheio”;

* Leve uma garrafa com água para dar um ou dois goles sempre que precisar, sempre aos poucos;

* Beba água após os exercícios, pois esta é a hora de repor a água perdida durante a prática dos exercícios.

Reposição de nutrientes

É muito importante garantir a reposição adequada de nutrientes, por isso sua refeição precisa conter diversos nutrientes benéficos para a saúde, assim o seu organismo não será afetado pelo esforço prolongado.

Ingira verduras e frutas

Elas são livres de substâncias maléficas para a nossa saúde, e além disso, são grandes fontes de açúcares, muito importante para a prática de exercícios físicos.

Se você gostou deste artigo, então que tal...

Anemia

Alimentação e saúde

Distúrbio alimentar em crianças

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print