Convênios médicos

Se você está à procura de conhecer melhor os convênios médicos, não precisa se sentir o único. Atualmente, todo mundo que saber quais as melhores opções, pois para escolher um bom plano de saúde não basta apenas certificar-se de que o preço “cabe no bolso”, é necessário garantir que o atendimento médico será de excelente qualidade quando necessário!

Na hora de escolher um bom convênio médico, analise tudo: desde a área de cobertura ao tempo de carência, do quadro de profissionais de saúde que fazem parte do convênio às instalações de hospitais e clínicas – tudo é muito importante.

Há, claro, algumas peculiaridades no tema, como veremos a seguir.

Desconto de convênios no salário

Apesar de bastante praticado, não se engane: tal prática só é permitida mediante autorização por escrito do empregado. Sem o seu consentimento expresso,  convênios médicos e odontológicos não podem efetuar descontos em seu salário.

Caso você seja lesado desta forma, isto é, haja desconto sem o seu consentimento, você pode recorrer à justiça, tendo direito à devolução dos descontos efetuados em seu salário.

Reajuste por idade em convênios médicos

Apesar de ser muito comum atualmente, contratos datados de antes de 1999 somente podem permitir tal prática caso isso conste no contrato de adesão, garante a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Pro-Teste.

Obviamente, esta regra só protege contratos antigos, enquanto que qualquer outro novo contrato estará sujeito a tal tipo de reajuste, sendo assim, caso você tenha um contrato de antes de 1999 que não permita o reajuste, é bom pensar duas vezes antes de mudar de plano de saúde!

Número de médicos aderindo a convênios cresce a cada dia

Cada vez mais cardiologistas, ortopedistas, dermatologistas e tantos outros especialistas estão buscando credenciar seus consultórios a convênios médicos, uma vez que esta é a forma preferida pela população que busca seus serviços.

Um plano de saúde, para o paciente, significa a garantia de que, quando necessitar, não precisará gastar muito dinheiro para conseguir serviços médicos. Tal conceito vem atraindo mais e mais pessoas e, como consequências, médicos e outros profissionais de saúde vêm credenciando-se em convênios a fim de atender essa audiência.

Tabela de clínicas e hospitais credenciados

Os convênios médicos possuem o dever de facilitar a vida de seus clientes oferecendo tabelas contendo informações completas sobre quais clínicas e hospitais aceitam seus contratos. Tal informação deve ser atualizada frequentemente a fim de garantir a veracidade das informações.

Além disso, convênios devem deixar bem claro em seus contratos informações como prazos de carências, um dado muito importante e que o cliente, muitas vezes, pode esquecer de levar em consideração na hora de escolher o seu!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print