Combatendo gripes e resfriados por meio da alimentação

A gripe é uma doença que acomete várias pessoas em qualquer faixa etária de idade. Ela é causada por um vírus e os seus sintomas surgem de forma repentina, deixando o indivíduo com o corpo mole, indisposto até que a manifestação completa da doença que vai variar de acordo com o grau de imunidade do indivíduo. A alimentação no combate a gripes e resfriados auxilia o organismo a manter-se distante dessa doença, pois no caso de gripes que são doenças transmitidas por vírus existem alimentos com propriedades antivirais e fortalecedores do sistema imunológico que atuam no combate as manifestações provocadas pela doença.

Sintomas da gripe e resfriados

  • Febre
  • Mal estar
  • Coriza
  • Dor de cabeça
  • Indisposição

Vale lembrar que esses sintomas podem vir acompanhados ou não de outros.

Alimentação no combate a gripes e resfriados

Vitamina C – É de conhecimento geral que a vitamina C auxilia no combate a gripes e resfriados. É importante lembrar que essa vitamina atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico, além de combater os radicais livres que são considerados antioxidantes que podem ocasionar câncer e envelhecimento precoce. Entre os alimentos que são fontes de vitamina C podemos destacar: goiaba, laranja kiwi, mamão, morango entre outros.

Abacaxi – O abacaxi é ideal para os casos daquelas gripes que vem acompanhadas de secreção e coriza, pois o xarope feito com o abacaxi favorece a eliminação das secreções.

Zinco e selênio – Estes minerais também são essenciais no controle do organismo contra diversos tipos de doenças. Muitas das vezes encontramos até mesmo o zinco associado a vitamina C para que o seu efeito seja ainda mais aumentado e favoreça o fortalecimento do sistema imunológico. Já o selênio que pode ser encontrado em algumas frutas oleaginosas também confere fortalecimento a imunidade do indivíduo.

Vegetais com folhas verde-escuras – Existe disponível no mercado uma gama de alimentos que pertencem ao grupo dos vegetais folhosos escuros, esses alimentos são verdadeiros aliados no fortalecimento do sistema imune além de serem fonte de ácido fólico.

Vitamina A – Muita das vezes quando nos referimos a gripes, lembramos somente de consumir alimentos que sejam fonte de vitamina C, no entanto a vitamina A é fundamental para que o indivíduo obtenha um organismo resistente contra doenças.  Ela pode ser encontrada na abóbora, no mamão, na cenoura, no pêssego entre outros alimentos. Observa-se uma queda no consumo dessa vitamina principalmente no primeiro ano de vida de crianças, é importante salientar aos pais a importância do consumo de alimentos que sejam fontes de vitamina A e em alguns casos alertá-los também quanto a importância da suplementação acompanhada por um profissional de saúde.

Alho e cebola – Como já foi dito existem alguns alimentos que apresentam propriedades antivirais e já que a gripe é causada por vírus, é importante que esses alimentos sejam consumidos para promover o seu combate. O alho e a cebola são exemplos de alimentos com propriedades antivirais, muita das vezes esses alimentos são negligenciados e o indivíduo acaba optando por não consumí-los, no entanto vale ressaltar a importância dos mesmos na prevenção de doenças que são causadas por vírus. Vale lembrar que deve-se evitar a ingestão de alho com o estômago vazio. Muitas pessoas, principalmente as mais antigas, utilizam chás preparados com estes alimentos que são extremamente eficazes no combate a gripes e resfriados.

Gengibre – O gengibre é um alimento com diversas propriedades benéficas ao organismo. Ele possui em sua constituição substâncias que são responsáveis por combater bactérias, além de melhorar alguns sistemas do organismo como o respiratório e digestório. Sabe-se que durante uma gripe é importante que o sistema respiratório funcione de forma correta. Além de todos os benefícios desse alimento, ele é um bom aliado nos problemas de garganta , além de rouquidão, gripes e resfriados. As formas de consumir o gengibre, inclui mastigar os seus pedaços, ingerir os chás, balas entre outras.

É bom lembrar que todos os tipos de doenças devem ser tratadas por um profissional da área médica, os alimentos atuam como coadjuvantes nesse tratamento, no entanto uma avaliação médica sempre é bem vinda. Outro ponto importante a ser destacado é que a alimentação saudável e bem equilibrada é eficaz na prevenção de diversos tipos de doenças além das gripes. Quando nos alimentamos corretamente estamos contribuindo para que o nosso organismo permaneça com o sistema imunológico fortalecido e dessa forma  consequentemente conseguimos evitar diversas patologias.

Se você gostou deste artigo, então que tal...

Dicas de nutrição

Vitamina A

Alimentos ricos em carboidratos

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print