Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Ansiedade,Problemas Respiratórios Relação entre ansiedade e tabagismo nas mulheres

Relação entre ansiedade e tabagismo nas mulheres

Associação entre Fumo e Ansiedade

De acordo com um estudo científico realizado por pesquisadores brasileiros nas pessoas do sexo feminino, o vício do fumo estaria muito mais associado à ansiedade que elas apresentam do que o consumo de cafeína ou o vício do alcoolismo, ou seja as mulheres fumariam um cigarro toda vez que estivessem ansiosas ao invés de comer muito, consumir café em excesso ou ingerir bebidas alcoólicas.

Realização da Pesquisa

O estudo científico foi realizado com cerca de quarenta e três mulheres que haviam sido internadas em virtude de problemas de saúde causados pelo vício do cigarro. Os estudiosos verificaram que cerca de setenta e sete por cento desse grupo analisado fumava principalmente quando se sentiam ansiosas ou aflitas com alguma situação, ou então quando estavam com medo ou preocupadas.

Os dados estatísticos divulgados pelos pesquisadores apontaram para a conclusão de que a relação entre as pessoas do sexo feminino e  o vício do tabagismo é puramente emocional, ao contrário dos indivíduos do sexo masculino onde  a relação é mais objetiva, ou seja eles fumam para conseguir o prazer imediato que o tabaco lhes proporciona. Por isso na opinião de alguns especialistas os homens apresentam uma grau maior de dificuldade em parar com o vicio do cigarro,pois os fatores desencadeantes são bem mais difíceis de controlar.

Risco de Engordar Quando Parar de Fumar

Muitas mulheres que possuem o vício do tabagismo tem  a preocupação de engordar quando pararem de fumar, e algumas delas evitam se abster do cigarro em virtude desse fato. De acordo com especialistas o que ocorre na verdade é o fato da associação do cigarro com a ansiedade e quando a pessoa interrompe o vicio sem tratar da causa emocional, o que pode acontecer é uma transferência de compulsão por outra, no caso troca-se o tabaco pelo hábito de comer de maneira exagerada, ou seja a pessoa para de fumar cigarro mas começa a se alimentar  de maneira inadequada com alimentos que não são saudáveis para o seu organismo. Por isso a ansiedade que as mulheres sentem deve ser tratada de maneira eficiente para que não haja substituição de um vício pelo outro.

Mito do Calmante

Segundo especialista na área médica para muitas pessoas que são tabagistas, o vício do cigarro serviria teoricamente para aliviar uma situação estressante ou de  ansiedade. No entanto pesquisadores da cidade de Londres concluíram que a longo prazo esse efeito calmante não teria resultado. Foi verificado que em indivíduos que se abstiveram do  vício do tabaco apresentaram níveis de estresse menores dos que os que continuavam fumando. Por outro lado a comunidade científica  já demonstrou vários indícios de que o tabaco pode danificar a estrutura do DNA no corpo humano o que provoca nos seres humanos uma maior predisposição à enfermidades com o diabetes, complicações cardíacas e até câncer.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top