Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Ansiedade Novos tratamentos para aliviar ansiedade

Novos tratamentos para aliviar ansiedade

Como já discutimos aqui, os transtornos de ansiedade são problemas de natureza psicológica, isto é, nascem na mente da pessoa, geralmente como preocupações excessivas em torno de algo. Essas preocupações crescem, evoluem para medos, que podem roubar-lhes noites inteiras de sono, provocar problemas cardiovasculares e até mesmo prejudicar o seu metabolismo. Tudo isso poderá ocorrer com menor ou maior intensidade, dependendo do grau em que se encontra o transtorno de ansiedade do indivíduo. É por essa e outras razões que cientistas do mundo inteiro dedicam tanto tempo a pesquisas sobre como aliviar a ansiedade e seus sintomas.

A ansiedade é muito mais frequente em nossas vidas do que outros distúrbios, como a depressão. Atualmente, uma em cada quatro pessoas sofre de algum grau de ansiedade – dados estes alarmantes para a Organização Mundial da Saúde. E segundo a mesma organização, em São Paulo, uma em cada cinco pessoas possuem ou já possuíram algum tipo de transtorno de ansiedade nos últimos 12 meses.

No passado, a ansiedade possuía importante papel na sobrevivência do homem, mas hoje, para o homem moderno, esta é muito mais um problema do que um mecanismo de sobrevivência e quando ela atinge estágios crônicos, como a ansiedade generalizada, ou passa a surgir crises espontâneas, como é o caso dos ataques de pânico, então passamos a ter um grande problema em mãos.

Como se pode imaginar, o tipo de tratamento vai depender do tipo específico de transtorno que o paciente possui e da intensidade com que a enfermidade o aflige. Tais tratamentos podem ir de medicamentos e sessões de terapia cognitivo-comportamental (TCC) à aplicação da realidade virtual, expondo o paciente a situações que geralmente desencadeiam suas crises a fim de que o mesmo possa aprender como repelir as emoções e pensamentos que levam às mesmas. O tratamento com aplicação da realidade virtual está sendo empregado para tratar fobias e ansiedade pós-traumática.

Outra alternativa de tratamento é terapia de modificação cognitiva com auxílio de computador, um tratamento que está tendo excelentes resultados nos casos de fobia social e que envolve 8 a 10 sessões. Outros dois novos tipos de tratamento são a estimulação magnética transcraniana e o neurofeedback, abordagens que também se utilizam da tecnologia porém como forma de estimular novos padrões no cérebro. Ambas estão em testes e até o momento conseguindo resultados excelentes.

Como se pode ver, há novos tratamentos para aliviar a ansiedade e basta procurar o seu médico para que ele lhe indique aquele que for mais adequado ao seu tipo de transtorno de ansiedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top