Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Ansiedade Exercícios físicos e redução da ansiedade

Exercícios físicos e redução da ansiedade

A ansiedade é um grande problema emocional do mundo atual, o que causa uma qualidade de vida pouco satisfatória à grande maioria das pessoas. Segundo pesquisadores os exercícios físicos desempenham um papel fundamental na redução da ansiedade pois de acordo com eles quando o corpo humano se movimenta os indivíduos tendem a apresentar menos sinais de irritação ou nervosismo. Mas como será que a atividade física pode reduzir na prática o problema da ansiedade?

Definição de ansiedade

Para que as pessoas possam entender como funciona a relação entre prática de exercício físico e redução de ansiedade elas em primeiro lugar devem entender o que significa esse problema emocional que acomete grande parte da humanidade. Segundo especialistas inicialmente o sentimento  de ansiedade pode ser definido como um estado psicológico que pode até contribuir para estimular o desenvolvimento emocional dos seres humanos, uma vez que pode contribuir para a execução de tarefas pendentes mais rapidamente já que a pessoa fica ansiosa para fazê-las.

Porém quando ela se transforma em um distúrbio revelando-se mais intensa em relação à situação que a desencadeou ou em outro caso quando o sentimento de ansiedade surge sem um motivo determinado que justifique seu aparecimento é hora de procurar um profissional especializado em psiquiatria ou psicologia para tratar esse transtorno emocional.

Em virtude desse fato as pessoas com problema que obesidade que precisam perder peso, porém são muito ansiosas podem ter seu tratamento prejudicado por apresentarem sintomas de ansiedade e como consequência o exercício físico que é essencial para que o individuo consiga atingir êxito em seu plano de perder peso acaba também sendo afetado pelo estado emocional do indivíduo.

Exercícios físicos e sua contribuição na redução da ansiedade

De acordo com especialistas os exercícios físicos além de promoverem o aumento do tônus muscular e a perda de peso ainda atuam no auxílio ao combate da ansiedade em pessoas portadoras desse distúrbio emocional.

Isso ocorre em virtude da prática de atividades físicas regulares promoverem a liberação que determinadas substâncias químicas como a  endorfina por exemplo que tem  a capacidade de aumentar a disposição nos seres humanos e promovem também a sensação de prazer e bem-estar, auxiliando na redução do sentimento de estresse emocional e reduzindo portanto os sintomas clínicos da ansiedade.

Os profissionais especializados na área revelam que o planejamento de uma atividade física adequada  para atingir a perda de peso necessária depende do controle emocional da pessoa. Por isso o tratamento dos sintomas de ansiedade quando combinados com a pratica de exercícios físicos tendem a dar resultados mais satisfatórios.

Pesquisas científicas realizadas

Pesquisadores norte-americanos realizaram  estudo científico sobre como os exercícios físicos podem ajudar na redução dos sintomas de ansiedade. Para fazer essa pesquisas os cientistas fizeram uma  análise de cerca de quarenta ensaios escolhidos de forma aleatória entre os quase três mil participantes do estudo que apresentavam problemas de saúde como por exemplo, dor em virtude de artrite crônica, complicações cardíacas, esclerose múltipla e câncer.

Foi proposto  a um grupo dessas pessoas que praticassem algum tipo de exercício físico com mais de trinta minutos. Segundo os estudiosos essa pesquisa revelou que os indivíduos que praticaram a atividade física demonstraram uma redução nos sintomas de ansiedade. Segundo eles os exercícios físicos como por exemplo a musculação,a corrida ou mesmo a caminhada  podem ser prescritos para pessoas portadoras de ansiedade pois a medida que elas movimentaram seus corpos demonstraram uma redução relevante nos sentimentos de nervosismo, preocupação e ansiedade se comparados ao grupo que não fez nenhum  tipo de atividade física.

Opinião de especialistas

De acordo com profissionais especializados na área de saúde mental e de educação física  os exercícios físicos  tem uma contribuição relevante na redução dos sintomas de ansiedade em virtude da liberação de substância chamada endorfina durante a execução da atividade, que proporciona a sensação de bem-estar e prazer nos indivíduos.

No entanto vale ressaltar que os exercícios são benéficos e devem ser realizados, porém em casos mais graves um acompanhamento psicoterapêutico deve ser realizado em conjunto para que o paciente possa usufruir melhor dos efeitos benéficos que a prática regular da corrida, musculação, ginástica, caminhada ou esportes em geral podem proporcionar ao organismo humano reduzindo a ansiedade nos indivíduos e proporcionando uma  melhora considerável em sua qualidade de vida.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top