Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Ansiedade Depressão, síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada?

Depressão, síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada?

Pergunta:Olá, não sei mais o que devo fazer. Odeio ficar sozinho, mas é assim que fico, pois não tenho namorada, não converso muito com meus pais e não tenho muita intimidade com meus amigos, aí não consigo falar sobre como me sinto. Queria muito poder desabafar, falar sobre como me sinto, às vezes penso que vou enlouquecer. Já não sei se isso é depressão, síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada, só sei que sempre que ouço sobre uma doença nova, principalmente distúrbios psicológicos, acredito logo que eu tenho aquela doença também. E isso está prejudicando muito a minha vida!

Resposta:Quem já passou por isso sabe bem como é: crises de choro ou riso, muitas vezes sem motivo aparente, muito nervosismo e mesmo quando encontramos a oportunidade de falar sobre o que sentimos não conseguimos, pois não sabemos nem mesmo explicar exatamente pelo que estamos passando, o que nos deixa ainda mais nervosos. O primeiro passo a ser dado é refletir um pouco, preferivelmente em um lugar que o agrade e acalme, onde possa tentar entender o que está acontecendo em sua vida e o que está afligindo-o tanto.

Depois disso, é hora de conversar com seus pais sobre o que se sente (caso seja menor de idade) ou com as outras pessoas que moram com você. Conversar sempre faz bem e talvez uma boa conversa possa ajudá-lo a encontrar aquilo que está a incomodá-lo, a perturbar-lhe. Após uma boa conversa, está na hora de procurar apoio de um especialista – o psicólogo é o primeiro passo, mas não fique preocupado caso ele o aconselhe a procurar um psiquiatra. Muitas pessoas guardam um grande preconceito quanto a esta última profissão, encarando a sala de um psiquiatra como um “lugar para doidos”, mas não é bem assim: ele é a pessoa indicada para cuidar de todo tipo de distúrbio psicológico, até mesmo de casos de depressão.

Não guarde tudo para si, sem conversar com os outros ou procurar a ajuda de um especialista! Esses tipos de distúrbios possuem a tendência de agravarem-se rapidamente e pode levar a muitos pensamentos negativos, como o desejo de suicídio! Dê valor à sua vida e procure ajuda especialista, pois somente ele poderá determinar se se trata de um caso de depressão, síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada, bem como a melhor forma de tratá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top