Almoço saudável

Você já deve ter percebido que, atualmente, está bem mais complicado manter a forma e a saúde: há inúmeras guloseimas e salgados a nos tentar, todo o tempo. Para tornar essa tarefa um pouco mais fácil, decidimos escrever este artigo com algumas dicas sobre como ter um almoço saudável.

Uma alimentação saudável é com toda a certeza a base para ter uma melhor saúde e manter o peso ideal. Dependendo de como você se alimenta, certos nutrientes poderão ser melhor consumidos pelo seu organismo. Por exemplo, a gordura armazenada em seu corpo pode ser utilizada como fonte de energia quando as reservas de glicose e carboidratos estão muito baixas, informação essa muito útil para quem deseja perder peso.

Desta forma, muitas pessoas evitam a ingestão cotidiana de pratos à base de carboidratos, como massas, pães e risoto, a fim de melhor queimarem a gordura. Ah, e claro, também evitam o consumo de doces na sobremesa ou no jantar.

Muitos indicam também a introdução de lentilhas e ervilhas nas refeições, como uma forma de substituir a carne vermelha, já que aquelas também são excelentes fontes de proteínas. E não se pode esquecer, claro, da inclusão de frutas, verduras e cereais integrais, fontes de vitaminas, sais minerais e fibras alimentares.

Almoço saudável

Outro tipo de alimento que podemos incluir no almoço são as sopas: mais consumidas durante as noites, por ser um período mais frio, podem também ser consumidas no almoço, principalmente no inverno, quando os dias costumam ser mais frios.

E por falar em almoço saudável, você deveria tratar o seu café da manhã como um “pequeno almoço”, dando-lhe a devida importância. É necessário falar isso, uma vez que muitas pessoas preferem não tomar café da manhã, pensando que isso ajudarão a perder peso. Entretanto o que elas não sabem é que quando deixamos de comer nosso café da manhã temos o nosso metabolismo desacelerado a fim de guardar energia em forma de gordura. Em outras palavras, acaba por não contribuir da forma desejada.

Então, se deseja perder peso e manter a forma saudavelmente, não ignore a importância da primeira refeição do dia como se fosse um pequeno almoço saudável, que poderá ajudar-lhe a manter uma dieta equilibrada. Então já sabe: tentar “saltar” o café da manhã poderá ter efeitos colaterais não muito agradáveis em seu organismo.

Bem, voltando ao almoço… Lembre-se sempre de incluir a “dupla brasileira” feijão com arroz, que possuem papel indispensável em nossa alimentação, e evite o consumo de carnes, principalmente as carnes vermelhas. Caso consuma carne de frango, remova a sua pele anteriormente. Consumo de peixe é interessante e recomendado, por ser uma ótima fonte de ômega 3.

E não se esqueça de avaliar bem como está indo o almoço de seus filhos, principalmente se eles costumam não almoçar em casa. Certifique-se de que suas refeições apresentam alimentos de todos os grupos alimentares nas quantidades indicadas. Só assim você poderá descansar em paz, sabendo que seu filho está tendo um almoço saudável.

E, por fim, não esqueça que não basta ter um almoço saudável para ter uma vida saudáve: inclua também a prática de atividades físicas, como caminhadas, natação ou andar de bicicleta e incentive seus filhos a fazer o mesmo.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print