Alimentos saudáveis

Os alimentos saudáveis são essenciais para manter uma boa qualidade de vida. Muitas das vezes até conhecemos os alimentos saudáveis, no entanto encontramos algumas dificuldades para inseri-los no cardápio. Os alimentos saudáveis são escolhidos de acordo com as funções benéficas que desempenham no organismo tanto no combate a doenças como também na manutenção da saúde. Sempre costumamos ouvir da importância das frutas e verduras na nossa saúde, no entanto devemos ficar atento para o fato de que não podemos somente ingerir esses alimentos, na verdade precisamos de uma alimentação balanceada que contenha todos os grupos alimentares.

Alimentos saudáveis

Verduras e legumes – Muitos sabem que os alimentos que fazem parte desse grupo são benéficos, no entanto vamos tentar explicar um pouco melhor porque esses alimentos são considerados tão bons. Devemos obter através da alimentação diversos tipos de nutrientes para que o nosso organismo consiga funcionar corretamente, sendo assim é necessário que o nosso cardápio diário contribua para isso. As verduras e legumes são alimentos que garantem uma importante variedade de vitaminas e minerais, além disso são importantes fontes de fibras que contribuem para um bom funcionamento intestinal e no controle do açúcar e da gordura.

A cenoura e a abóbora são exemplos de alimentos que contribuem para o fornecimento de vitamina A que auxilia no funcionamento da visão e melhora o aspecto da pele. Já o tomate é rico em vitamina A e C além de conter substâncias antioxidantes que previnem diversos tipos de doenças.

Frutas – As frutas assim como os legumes, são responsáveis por garantir o fornecimento de vitaminas e minerais além de fibras. As vitaminas e minerais presentes nas frutas irá variar de acordo com o tipo de fruta, isto serve também para a quantidade de fibras. A vitamina C que é uma excelente antioxidante está presente em frutas como goiaba, laranja, manga, acerola entre outros. Já o potássio, é um mineral que é encontrado em elevada concentração na banana. A vitamina A pode ser encontrada em elevada concentração no caqui, pêssego, melão e manga.

As frutas geralmente são bem aceitas pela população e até mais consumida que as verduras e legumes. Além de serem consumidas em natura, as frutas podem ser ingredientes de sucos, vitaminas, doces, bebidas entre outros. As frutas, além de serem boas fontes de minerais e vitaminas, são também excelentes fontes de substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres, substâncias que podem ser bastante nociva aos seres humanos.

Cereais – Os cereais são alimentos que não podem faltar em uma alimentação saudável. Além de serem fontes de energia eles possuem um baixo percentual de gordura e suas versões integrais são excelentes fontes de fibras. Esses alimentos devem ser consumidos com moderação, principalmente por aquelas pessoas que não praticam exercícios físicos. Os cereais podem ser encontrados em aveia, pães, arroz, trigo, macarrão entre outros alimentos.

Peixes – Infelizmente o consumo desses alimentos no Brasil ainda é considerado baixo, é importante que o consumo de peixes seja sempre incentivado pois esse alimento é rico em nutrientes que são considerados essenciais como é o caso do ômega 3, além disso apresenta proteínas de alto valor biológico bem como vitaminas e minerais. Outro ponto importante a ser destacado no consumo de peixes, é o poder que esses alimentos exercem no raciocínio humano, os peixes possuem substâncias que atuam no cérebro melhorando a capacidade de raciocínio, concentração e memória.

Carnes vermelhas ? – Existe em torno das carnes vermelhas diversas especulações sobre os efeitos que ela provoca na saúde. Existem alguns estudos  que associam os vegetarianos a uma melhor qualidade de vida e redução de gorduras saturadas devido ao baixo consumo de carnes. No entanto, é importante ressaltar que as carnes vermelhas são a principal fonte de vitamina B12 e ferro biodisponível, claro que essa vitamina e esse mineral podem ser encontrados em menores quantidades em outros tipos de carnes como peixes e frangos por exemplo, no entanto para aqueles indivíduos que excluem todos os tipos de carne do cardápio, faz-se necessário uma suplementação de vitamina B12 com acompanhamento nutricional.

Além disso, doenças associadas ao consumo de carnes vermelhas estão ligadas ao consumo excessivo desses alimentos. Sabe-se que nenhum tipo de alimento deve ser consumido em excesso, além disso o consumo de carne vermelha deve está intercalado com o consumo de outros tipos de carne como peixe e frango.

O que podemos destacar é que os alimentos saudáveis devem está presentes em conjunto em uma alimentação balanceada. Não adianta consumir somente um grupo de alimentos, é preciso que todos eles estejam no cardápio diário do indivíduo que deseja uma vida saudável, de forma equilibrada.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print