Alimentos ricos em carboidratos

Os carboidratos são importantes no fornecimento de energia ao organismo. Eles são alimentos que devem estar no cardápio diário das pessoas, para se ter uma idéia da importância dos carboidratos, eles representam a única fonte de energia utilizada pelo cérebro.

Os alimentos ricos em carboidratos são famosos pelo excesso de peso corporal causados por eles, no entanto isso só ocorre quando esses alimentos são consumidos em excesso, além disso as dietas que excluem o grupo dos carboidratos do cardápio acarretam uma série de malefícios e complicações ao organismo humano.

Classificação dos carboidratos

Os carboidratos podem ser classificados como simples e complexos. Os simples apresentam uma rápida absorção pelo organismo dessa forma fornece energia imediata ao corpo e são compostos por moléculas simples. O açúcar, as frutas, o mel, os sucos de frutas entre outros alimentos são considerados carboidratos simples.

Já os complexos abrangem o grupo dos alimentos como arroz, macarrão, pão, batata, aveia entre outros. O carboidrato considerado complexo, como o próprio nome já diz, apresenta uma estrutura complexa e uma absorção mais lenta quando comparado aos carboidratos simples. Os carboidratos complexos compreendem também diversos tipos de carboidratos em sua versão integral que são considerados benéficos a saúde.

Alimentos ricos em carboidratos

Como já foi dito os alimentos ricos em carboidratos são importantes, no entanto eles devem ser consumidos com moderação. O excesso desses alimentos no organismo causa excesso de peso entre outros problemas à saúde.

Os carboidratos simples como balas, açúcares e doces em geral são muita das vezes a tentação que faz com que o indivíduo saia da dieta e ganhe peso, esses alimentos em excesso causam tanto aumento de peso como também distúrbios à saúde. Os carboidratos simples promovem um aumento rápido da glicemia sanguínea, logo para aquelas pessoas que apresentam diabetes mellitus esses alimentos devem ser consumidos somente sobre orientação médica ou nutricional.

Os carboidratos complexos principalmente quando são integrais conferem ao indivíduo uma sensação de saciedade, sendo assim ele acaba por consumir uma menor quantidade de alimentos durante o dia e ainda previne diversos tipos de doenças como a constipação intestinal devido às fibras presentes nesses alimentos.

Vale ressaltar a importância de não excluir esses alimentos do cardápio, pois eles são os maiores fornecedores de energia ao nosso organismo. O indivíduo deve ficar atento ao fato de que quando ele precisar emagrecer, isso deve ser feito de forma saudável, respeitando todos os grupos alimentares dispostos na pirâmide alimentar.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print