Alimentação na terceira idade – uma coisa séria

Uma pessoa esperta sabe que pode tornar-se um idoso bastante disposto e cheio de saúde, independente do que muitos lhe digam, desde que siga certas premissas. Há alguma razão para alguns terem uma vida mais saudável que outros quando idosos? Uma boa nutrição pode ser a melhor pista para a felicidade de muitas pessoas idosas.

Medicamentos e alimentação podem, juntos, acelerar e muito o processo de recuperação de certas enfermidades, mas para isso, é necessário que se leia a bula dos remédios a fim de saber como melhor consumi-los. Se o medicamento exige seu consumo em jejum, logo antes ou após as refeições, tais recomendações devem ser seguidas.

A educação alimentar é outro ponto vital do qual muitas vezes esquecemos de comentar, mas sem o qual não conseguiremos os mesmos resultados de nossa alimentação em nossas vidas. Não dá para descrever quão bom pode ser para a sua vida estar ciente sobre o impacto positivo ou negativo que cada alimento pode ter em sua rotina diária. Quem aproveita esses bons momentos para aprender mais sobre como melhor alimentar-se poderá tirar proveito de sua alimentação.

Aspectos da alimentação na terceira idade

Segundo a pirâmide alimentar, doces e alimentos gordurosos devem ser evitados a todo custo. Açúcar em excesso não faz nada bem para o nosso organismo, não importa se somos muito jovens ou mais experientes, mas é para estes últimos que o efeito pode ser ainda pior, pois o organismo já não metaboliza o açúcar na mesma velocidade.

Alimentar-se pode ser bom, mas quando o fazemos ao lado de boas companhias, pode ser ainda melhor. Que tal convidar filhos e netos para um lanche em sua casa no domingo à tarde? Rir e divertir-se, assim como uma boa alimentação, fazem bem para o nosso corpo.

Aproveite alguns momentos para experimentar novos pratos saudáveis. Seus almoços não precisam ser sempre os mesmos, repetitivos e pouco interessantes. Livros, revistas e websites na Internet podem ajudá-lo na busca por novas receitas a serem experimentadas, receitas estas que podem verdadeiramente surpreendê-lo.

É na terceira idade que começaremos a perceber todo o impacto causado por hábitos alimentares desregrados, mas sempre há tempo para começar a corrigi-los. Terceira idade não precisa ser sinônimo de debilidade ou desânimo, pelo contrário, você pode tornar esta um sinônimo para grandes realizações e satisfação pessoal.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print